Com o passar dos anos e as mudanças legislativas, o sistema de ponto foi alterando o seu formato. Com o sistema de ponto para varejo não foi diferente. Antes, o controle de ponto funcionava apenas como um registro da jornada de trabalho. Hoje, serve até mesmo como uma boa base de dados para que as empresas avaliem a produtividade dos seus colaboradores. Assim, existem ferramentas que promovem agilidade ao automatizar informações.
Registros biométricos e aplicativos para fazer esse controle de ponto já são uma realidade em empresas de todos os portes.O artigo de hoje traz algumas informações a respeito da gestão de controle de ponto voltada ao varejo. Descubra como esse sistema funciona, as diferenças entre o modelo digital e o online e suas verdadeiras vantagens. Continue a leitura e saiba mais!
Como funciona o sistema de ponto?
Seja qual for o segmento de atuação de um negócio, é obrigação do empreendedor estar ciente das leis que regem o controle da jornada de trabalho. A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece que a adoção de um sistema de ponto para monitorar o cumprimento dos horários é obrigatória para empresas com no mínimo 20 colaboradores. Entretanto, é altamente recomendável que toda organização adote um registro eficiente para evitar possíveis ações trabalhistas.
O sistema de ponto para varejo funciona de uma maneira muito simples. O trabalhador registra o horário de entrada e saída no trabalho e os intervalos para repouso. Dessa maneira, essas informações proporcionam uma rotina segura ao contratante e ao contratado, em que ambos podem comprovar sua atuação perante os termos legais e contratuais. Empresários de comércios varejistas já podem adotar os softwares que operam por meio de aplicativos instalados no próprio smartphone dos seus colaboradores.
Dessa forma, não é necessário fazer a instalação de nenhum aparelho e as funcionalidades são as mesmas proporcionadas pelos acessórios presentes em grandes empresas. Fazendo o controle de ponto, é possível economizar com o pagamento de horas extras, evitar problemas com a Justiça e contabilizar automaticamente as horas trabalhadas, deixando a gestão do comércio muito mais organizada e segura.
Quais as principais diferenças entre um sistema de ponto eletrônico e ponto online?
Por lei, é possível utilizar o sistema de ponto manual, mecânico ou eletrônico. Entretanto, o manual já está bastante defasado, pois está sujeito a uma grande quantidade de erros e fraudes. O mesmo acontece com o mecânico, que também não proporciona a segurança necessária para contratantes e contratados.
Realmente, os sistemas eletrônicos são, sem sombra de dúvida, muito mais seguros e práticos. O empreendedor pode optar entre a biometria ou o ponto online.O sistema de ponto eletrônico biométrico captura alguma característica do colaborador. Pode ser a digital do dedo indicador ou polegar a mais comum.
Já o online é efetivado por um QR Code presente no celular do próprio trabalhador. Mobilidade e economia são as principais diferenças entre esses dois marcadores. Teoricamente, o ponto online precisa só da internet para funcionar. Ou seja, custa muito menos para a empresa.
Mesmo que nem todos os colaboradores tenham um aparelho que permita a instalação do software, a empresa pode disponibilizar um celular ou tablet para isso. Exige pouquíssimos recursos em manutenção quando comparado a um instrumento biométrico. Já no quesito mobilidade, a biometria está sempre fixa em um local e conectada à energia elétrica, enquanto o registro online pode ser realizado de qualquer lugar.
Excelente para negócios em que existe a prática da prestação de serviços fora do ambiente físico da empresa, como uma loja de roupas que trabalha com representantes, por exemplo.É importante salientar que, aqui, a ferramenta de geolocalização facilita o monitoramento da rota de atendimento deste profissional.
Quais as vantagens de investir em um sistema de ponto para o varejo?
De acordo com a analista de Recursos Humanos do restaurante YakYoi, especializado em yakissoba e outras delícias orientais, Graziele Vieira, investir no sistema de ponto da Pontomais é bastante vantajoso em vários aspectos.
“Com a entrada do e-Social, temos agora o fechamento diferenciado do ponto — ele tem de ser fechado do dia 1º até o último dia do mês. E a nossa folha de pagamento não é interna, ela é terceirizada. Então fechamos todo o ponto por aqui. Todas as apurações dos descontos e mandamos essa informação em planilha para a contabilidade”.
O sistema de ponto da Pontomais oferece planos acessíveis a todos os bolsos, que contemplam diversas funcionalidades, como o fechamento de espelho-ponto, painel de indicadores, controle de hora extra, faltas, adicional noturno, banco de horas, aplicativo mobile e, ainda, suporte via e-mail.
Vale a pena conhecer esse software inovador! Você pode experimentar a ferramenta de forma totalmente gratuita antes de contratar o plano mais adequado à sua empresa.