Você sabe o que é crowdsourcing? Saiba como usar na sua empresa!

Você sabe o que é crowdsourcing e o que essa estratégia pode fazer por sua empresa? Imagine, então, mobilizar uma multidão para resolver um problema para a melhoria de um produto ou para a sua divulgação.

 

Assim, passe a considerar a possibilidade de profissionais externos ou de o seu próprio público participarem das soluções necessárias. Quer saber mais?

 

Continue neste post e entenda o que é crowdsourcing e como usá-lo em sua empresa!

 

O que é crowdsourcing?

 

Crowdsourcing é um termo criado no ano de 2006 a partir da junção das palavras crowd (multidão) e outsourcing (terceirização). A ideia foi construir um conceito que resumisse o desenvolvimento de soluções alcançadas a partir de iniciativas coletivas. O termo é novo, mas a prática é antiga.

 

Considera-se que os clientes, principalmente, assim como os próprios colaboradores da empresa, estão cada vez mais capacitados para opinar a respeito de produtos e serviços. Com isso, a iniciativa faz uso do conhecimento coletivo, a partir de manifestações voluntárias convidadas.

 

Desse modo, pessoas são chamadas, dentro de uma determinada estratégia, para a solução conjunta de uma ou mais questões específicas. O resultado pode ser a criação de um logotipo ou de um novo produto, assim como um conteúdo ou novas tecnologias.

 

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Como funciona na prática?

 

Na prática, sua empresa fará crowdsourcing, por exemplo, quando solicitar aos próprios colaboradores ou aos clientes que opinem sobre um novo produto ou quando convidar esse mesmo público ou outro qualquer para oferecer sugestões para adequação de um item já existente.

 

Assim, sempre que muitas mentes oferecem ideias, propostas ou sugestões para a empresa, isso é crowdsourcing. Nesse sentido, podem ser citados alguns casos reais que ganharam notoriedade:

 

  • a companhia aérea Azul definiu o seu nome a partir do resultado de uma promoção aberta a sugestões;
  • o Google promoveu um concurso de produção de vídeo com vistas à promoção do Google Chrome, com grande sucesso;
  • o McDonald’s estimulou os seus clientes na Alemanha a criarem tipos de hambúrgueres para serem avaliados e votados, obtendo mais de 1 milhão de votos para as milhares de propostas apresentadas.

Como usar na empresa?

 

Existe um campo bastante vasto em que a estratégia do crowdsourcing pode ser utilizada. Nesse sentido, alguns podem ser destacados.

 

Comunicação

 

Você sabe que a essência de qualquer negócio é a capacidade de realizar uma efetiva comunicação com a sociedade e, desse modo, alcançar o público-alvo. No entanto, comunicação é ciência e arte e, assim, não pode se limitar apenas ao que você acha, não é mesmo?

 

Aqui, o crowdsourcing se aplica muito bem. Você pode buscar respostas para sua estratégia de comunicação junto aos seus próprios colaboradores e, desse modo, envolver toda a empresa. Afinal, as redes sociais estão aí para isso mesmo.

 

Aprimoramento de um produto

 

Considere as opiniões de seus clientes a respeito de um determinado produto ou serviço que você pretende aperfeiçoar. Grandes ideias podem sair dos inúmeros enfoques diferenciados que um número vasto de pessoas pode trazer.

 

Você pode fazer uso de concursos para selecionar as melhores ideias. Na verdade, a participação no aperfeiçoamento de produtos e serviços tende a fidelizar os clientes que sentem que fizeram sua parte na melhoria implementada pela empresa.

 

Pesquisas sobre a empresa

 

Existem plataformas, como o Google Forms, por exemplo, que viabilizam a criação de pesquisas pela própria empresa. Assim, você pode dispor das facilidades, como o número de “curtidas” ou “compartilhamentos” nas redes sociais e respostas a quesitos específicos, para a mensuração de opiniões.

 

Para isso, você pode fazer uso de questionários, formulários, gráficos, e-mails e uma gama de ferramentas. Com isso, é possível diminuir significativamente os custos que teria se contratasse uma empresa para a realização da pesquisa.

 

Assim, você viu o que é crowdsourcing e que se trata de uma estratégia que pode mesmo valer a pena na gestão de sua empresa.

Se você gostou deste post ou tem alguma experiência com a estratégia apresentada, deixe aqui o seu comentário.

 

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