Gestão de funcionários terceirizados: como fazer?

Você já pensou que a contratação de serviços terceirizados é a oportunidade para a sua empresa? Serviços especializados e com custos reduzidos! Isso é possível porque todas as obrigações trabalhistas são da empresa contratada. Porém, cabe ao contratante fazer a gestão de funcionários terceirizados.

 

Pois bem, essa é uma alternativa muito utilizada por empreendedores, mas requer estratégia para que o investimento seja realmente efetivo para a sua empresa. Pensando nisso, separamos tudo o que você precisa saber sobre gestão de funcionários terceirizados. Acompanhe!

 

Como fazer a gestão de funcionários terceirizados de maneira eficiente?

 

Veja a seguir o passo a passo para gerenciar a equipe de terceirizados na sua empresa!

 

Organize treinamentos

 

Como a responsabilidade trabalhista dos terceirizados é da empresa que você contratou, é importante saber lidar com as limitações previstas em lei. Nesse caso, é necessário montar turmas exclusivas para os prestadores de serviços. É também importante zelar para que não haja qualquer tipo de subordinação nesse processo. Dessa forma, o treinamento deve ser planejado e executado em parceria com a empresa prestadora de serviços.

 

Reforce a integração

 

Teste pontomais 2019

 

Para uma performance satisfatória dos terceirizados, é importante que eles conheçam os objetivos da empresa, os produtos e os serviços. Dessa forma, podem entender como o trabalho deles pode somar para o desenvolvimento do negócio.

 

Adote práticas de valorização e reconhecimento

 

Ao reconhecer um trabalho bem realizado, você incentiva o engajamento e também a construção de relações de confiança, como devem ser as parcerias de trabalho.

 

Assim, reconhecimento e valorização também são práticas que influenciam a produtividade dos trabalhadores terceirizados. E, por isso é importante reconhecer o desempenho deles quando os objetivos forem conquistados.

 

Tenha cuidado com a subordinação

 

O êxito da terceirização de serviços está fortemente ligado à gestão. Por isso, é importante supervisionar, apoiar e monitorar os resultados das equipes terceirizadas. No entanto, é fundamental ficar atento às questões de subordinação. Essa é uma das maiores causas de reclamações trabalhistas no Brasil.

 

Como o profissional terceirizado não é subordinado direto, essa é uma relação de trabalho diferente. E assim, essa relação deve ser vista como uma parceria. Caso contrário, o funcionário terceirizado pode reclamar na justiça o vínculo empregatício com a contratante. E, de modo geral, oferece melhor remuneração e benefícios.

 

Portanto, é essencial adotar uma gestão harmoniosa e produtiva entre colaboradores da empresa e terceirizados.

 

Monitore as horas dos funcionários terceirizados

 

Seja contratado pela CLT ou como prestador de serviço, todo profissional representa um investimento para a empresa. Por isso, é importante monitorar os funcionários terceirizados e avaliar o investimento. Tudo isso com o objetivo de identificar o retorno para a empresa.

 

Questões como quantas horas extras o terceirizado fez na última semana, quantas horas têm efetivamente trabalhado por dia, quantas faltas ele tem — tudo isso deve ser monitorado.

 

De quem é a responsabilidade de monitorar o ponto do terceirizado?

 

A obrigação de fazer o controle das horas dos empregados terceirizados é da empresa prestadora de serviço . Respeitar essa determinação legal é importante para evitar que a contratante sofra com processos trabalhistas.

 

Vale se atentar ao fato de que o aparelho utilizado pelos prestadores de serviço para marcação do ponto não pode ser o mesmo usado pelos colaboradores da contratante.

 

Motorista de aplicativo e empregados domésticos: como fica o controle de horas trabalhadas?

 

Atualmente, a lei entende que, como não existe subordinação dos motoristas às empresas de aplicativos, não é exigido o controle de horas trabalhas.

 

Já as domésticas devem fazer a marcação de ponto, por qualquer meio manual, mecânico ou eletrônico, de acordo com a Lei Complementar 150/2015, que rege o emprego doméstico.

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada com mais de 5000 empresas e 100.000 usuários em toda América Latina. Com uma plataforma simples, econômica e segura, fornece uma solução moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

 

Teste pontomais 2019

 

Quer saber mais sobre gestão de funcionários terceirizados? Então entre em contato conosco!