As empresas que conseguem se destacar no mercado têm uma coisa em comum: investimentos que melhorem suas atividades operacionais. Além disso, buscam aumentar o desempenho do negócio. Para isso, é importante desenvolver uma gestão de performance que assegure os melhores resultados possíveis.

 

Neste artigo, vamos mostrar para você o que é gestão de performance e a sua importância. Você também vai conhecer as métricas necessárias para o bom funcionamento desse processo. Não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

 

O que é gestão de performance?

 

Essa estratégia consiste em um trabalho em que a empresa alinhe os objetivos de mercado com as metas de cada setor. Isso é possível com investimentos marketing, desenvolvimento da equipe, tecnologia, automação produtiva, dentre outras atividades.

 

Dessa forma, a empresa consegue criar um relacionamento mais próximo com o seu público-alvo. Além disso, pode:

 

  • aumentar a produtividade da sua equipe;
  • desenvolver um processo de melhoria constante;
  • contribuir para o aumento de desempenho corporativo e de faturamento.

 

Quais métricas devem ser usadas nesse processo?

Métricas de produtividade

 

Esse indicador é essencial para acompanhar o desempenho da equipe de colaboradores, assim como de toda empresa. Com ele, o gestor poderá:

 

  • analisar a aplicação de recursos;
  • controlar gastos dos insumos de produção;
  • coordenar o trabalho dos funcionários;
  • identificar gargalos e promover mudanças.

Métricas estratégicas

 

Esses indicadores estão bastante associados aos objetivos da empresa e ao posicionamento de mercado. É por meio deles que gestores e empresários conseguem:

 

  • mais argumentos para as suas tomadas de decisões;
  • analisar a performance do negócio;
  • criar estratégias para ampliar a presença no mercado de atuação.

Métricas de qualidade

 

Os clientes nunca devem ser esquecidos pelas empresas. Esses indicadores estão associados à satisfação dos consumidores com a qualidade dos produtos ou com os serviços oferecidos. Ao analisar essas métricas, a companhia consegue melhorar a experiência de compra das pessoas, assim como identificar oportunidades de mercado.

Métricas de capacidade

 

Quando falamos em análise de produtos ou serviços não podemos nos restringir apenas à experiência de compra dos clientes. Para que as mercadorias tenham qualidade e boa aceitação de mercado, é necessário dedicação e esforço para a melhoria constante dos processos internos e sua eficácia.

 

Afinal, quando se tem processos internos mais ágeis, é possível:

 

  • reduzir o uso de matéria-prima;
  • aumentar a eficiência do trabalho;
  • garantir qualidade das mercadorias ou serviços;
  • oferecer ao mercado um atendimento de excelência.

 

O resultado disso é aumento de satisfação dos consumidores e o crescimento do seu faturamento.

 

Como vimos, a gestão de alta performance é um método de trabalho que busca aumentar o desempenho de um negócio. Para a sua implantação plena e boa geração de resultado, é necessário fazer investimentos em setores estratégicos da companhia e em seu capital humano. Assim, a empresa fica mais competitiva e eficiente.

 

Portanto, se ainda não conta com uma gestão de processos na sua empresa, está na hora de começar a pensar em sua implantação. Não perca tempo! Gostou deste artigo sobre gestão de performance? Então, deixe um comentário contando as suas experiências, ideias e opiniões!

 

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