Conheça os diferentes tipos de controle de ponto

Está sem tempo de ler? Ouça o Post abaixo.

 

Com o tempo corrido dos dias de hoje, às vezes fica complicado acompanhar o horário de entrada e saída dos funcionários. Porém, é preciso ter atenção a isso. Promover um controle da equipe é essencial para qualquer negócio.

Os diferentes tipos de controle de ponto servem para tanto, auxiliando o empregador a cumprir os mandamentos trabalhistas e evitando atrasos, que beneficiam o empregado e o empreendimento.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça os diferentes tipos de controle de ponto. Continue a leitura e confira!

 

Tipos de controle de ponto ideais

 

Primeiramente, quando a empresa decidir utilizar o controle de ponto, ela deve levar em conta o número de funcionários que possui e o fluxo de entrada e saída.

Dependendo da situação, apenas um só ponto não será suficiente para toda a demanda, e isso pode prejudicar o empregador e o empregado.

A empresa está livre para escolher o ponto que se encaixe melhor para o negócio, sendo que, em alguns casos, é obrigatório o registro eletrônico de ponto.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

Livro de ponto

 

Como método mais barato, o livro de ponto é muito utilizado pelas pequenas e médias empresas para ter o controle de seus funcionários. Mesmo que seja mais difícil para o departamento de pessoal, essa opção é muito utilizada pelos empreendimentos em que os funcionários trabalham por hora.

No entanto, ele é suscetível a falhas, o que obriga o empregador a ter constantes controle e monitoramento. O documento não pode ter modificações ou rasuras, para que não seja obrigado a ser refeito.

No caso de empresas com muitos empregados, essa modalidade se torna bem mais difícil e gera muito trabalho.

 

Relógio de ponto

 

Outra opção para o controle é o ponto cartográfico, conhecido também como relógio mecânico. Aqui o controle é manual, e o empregado insere um cartão de papel que registra o horário de entrada e saída.

Essa é uma opção que traz mais segurança, visto que não há possibilidade de modificações e rasuras. Contudo, para a sua eficácia, é necessário que o funcionário bata o ponto corretamente todos os dias. Além disso, é preciso observar se outro funcionário não está fazendo isso em seu lugar.

A desvantagem desse método é que as horas trabalhadas são contadas de forma manual, o que leva tempo e permite a ocorrência de falhas. Entretanto, o relógio de ponto tem custo acessível para o empregador.

 

Ponto eletrônico

 

Existem duas opções de ponto eletrônico: o ponto biométrico e o ponto com cartão.

No ponto com cartão, o controle de horas é feito com crachá ou cartão individual. O sistema pode ser instalado nas catracas de entrada da empresa.

Já no biométrico, o controle de horas é feito por meio da impressão digital dos funcionários. Isso permite maior precisão para o empreendimento.

Ambos os meios agregam segurança e praticidade, evitando fraudes no controle de ponto. Eles armazenam os dados em nuvem, o que permite sempre o registro das informações captadas.

 

Ponto online

 

Uma opção moderna que surgiu no mercado é o ponto online, que conta com um sistema de controle totalmente confiável e fácil de usar.

Com ele, é possível acompanhar o desempenho diário dos colaboradores e ter o controle de ausências, horas extras e horas faltantes. Eles podem realizar suas marcações diárias por algum computador, tablet ou o próprio celular.

Os colaboradores recebem notificações se esquecerem de registrar o ponto ou se a jornada estiver incompleta — tudo diretamente pelo celular. Além disso, essa opção permite ao gestor optar por bater e controlar o ponto no mesmo local.

Enfim, investir em controle de ponto para as empresas é essencial e cumpre a legislação trabalhista, demonstrando credibilidade ao negócio e à sua equipe.

E aí, gostou do nosso post sobre os diferentes tipos de controle de ponto? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa
Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

Teste gratis pontomais 2019