A figura de um líder se mostra como grande pilar que sustenta a organização. Então, podemos afirmar que os impactos da liderança na empresa são capazes de definir o rumo de uma companhia, engajando colaboradores, envolvendo-os com os objetivos e gerando resultados diferenciados.

Os impactos que líderes causam em suas equipes são estudados há décadas, devido à grande influência que possuem no ambiente organizacional. Ao longo dos anos, diversas pesquisas foram evoluindo e novas descobertas foram feitas.

Veja neste post as últimas novidades sobre os impactos da liderança na empresa!

 

Um ótimo líder vale mais que ouro

 

Não é exagero! Uma liderança inspiradora pode causar mais impacto nos colaboradores do que a própria remuneração em si ou benefícios.

Isso ocorre porque o grau de motivação que ela atinge corresponde a necessidades mais elevadas, que envolvem valores pessoais, autoestima, reconhecimento, satisfação, entre outros aspectos.

Um ótimo salário pode, sim, prender um colaborador a uma empresa. Mas, líderes de verdade fazem com que a permanência de sua equipe seja uma escolha e não um motivo que a faça se sentir aprisionada. Esse fator se reflete diretamente no seu desempenho.

 

Líderes formam seus colaboradores

 

Em diversos ambientes, quem dita as regras sempre terá mais influência sobre o que ocorre a sua volta. Em uma organização isso não é diferente.

Toda regra de conduta, por mais livre que seja a dinâmica entre os membros de um grupo, ocorre de cima para baixo. Até a autonomia é um valor ensinado. Essa hierarquia pode ocorrer com base em:

 

  • poder;
  • autoridade;
  • competência;
  • situação; ou
  • grau de identificação.

 

No geral, é um conjunto de todos esses fatores, variando de acordo com a cultura da companhia.

Líderes representam os valores da instituição para seus liderados e são eles que transmitem, em um primeiro momento, aquilo que será aprendido e, posteriormente, circulará entre as pessoas.

Portanto, é possível afirmar que eles formam os colaboradores em um contexto organizacional, seja por meio das suas atitudes, falas ou de suas ações.

 

 

Os impactos da liderança na empresa podem determinar o clima organizacional

 

O clima organizacional é a percepção que o colaborador tem sobre a qualidade do seu contexto de trabalho.

Essa qualidade está condicionada à satisfação desses colaboradores, sendo a representação do que eles pensam e sentem a respeito da organização.

Portanto, a liderança vem a ser uma catalisadora, isto é, tudo o que ocorre na dinâmica organizacional é transmitido e recebido mutuamente entre líderes e liderados.

Em relação ao clima organizacional, o líder tem o poder de facilitar a comunicação, dar voz aos colaboradores, criar soluções, mediar conflitos e disseminar valores que melhorem o cotidiano da sua equipe.

 

Sem liderança não há foco

 

O foco é o que dará sentido a cada pequena e grande ações desempenhadas pelos colaboradores. Tarefas soltas e desalinhadas são resultados diretos de uma liderança despreparada.

Uma equipe é unida por metas em comum. Por isso, o foco de seus integrantes deve ser o mesmo para que, de fato, seja um grupo. Caso contrário, serão apenas pessoas trabalhando sem um propósito ou qualquer envolvimento com o resultado final.

Agora que você já entendeu que os impactos da liderança na empresa são decisivos em uma empresa, aprenda também 4 dicas de como lidar com funcionários difíceis!

 

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