Os sonhos de muitos empresários se cruzam em pontos comuns, como o reconhecimento do mercado ou o atingimento dos resultados desejados por meio de uma equipe de alta performance. É fato que o desempenho dos funcionários está diretamente ligado ao potencial da empresa, pois o capital intelectual deles e a motivação servem de motor de força para a organização.

 

A formação de uma equipe de alta performance depende de algumas ações, que vão desde a correta estruturação do processo seletivo ao modo como você lidera as pessoas e consegue motivá-las. Por isso, preparamos este artigo com as orientações necessárias para que você desenvolva a sua equipe e capacite-a para garantir bons resultados e a satisfação dos seus clientes.

Continue a leitura e saiba o que deve fazer para construir uma equipe de alta performance.

 

Estruture o processo seletivo da empresa

 

A construção de uma equipe de alta performance começa pela boa estruturação do processo seletivo da sua empresa. A seleção de novos funcionários deve ocorrer com base em critérios pré-estabelecidos, que vão além de um bom currículo ou da experiência profissional que eles têm. Apresente, durante o processo seletivo, os valores, a cultura e a missão da empresa para atrair candidatos mais alinhados aos objetivos do negócio.

 

Reforce a missão, a visão e os valores do negócio

 

Missão, visão e valores são aspectos que não devem ficar restritos ao manual de conduta, site ou quadro no principal corredor da empresa. Eles devem estar presentes diariamente na vida dos funcionários, reforçando como o negócio deve ser visto e reconhecido. Trata-se de um alinhamento entre discurso e prática. Quando estão alinhados, eles são capazes de motivar os funcionários e transmitir confiança aos clientes.

 

Facilite a integração entre os funcionários

 

O trabalho individualizado, em uma empresa, não colabora diretamente para os resultados desejados. Portanto, faça com que os funcionários visualizem a empresa como algo acessível, ou seja, um lugar onde eles têm direito a participar ativamente. Quando entrar um funcionário novo, por exemplo, eleja para ele um “padrinho” — outro colaborador mais experiente que será responsável por enturmá-lo.

 

 

 

Crie uma visão estratégica, alinhe os esforços e engaje

 

O espírito de equipe é fundamental para que a sua empresa atinja os resultados desejados e garanta clientes satisfeitos. Por isso, crie e compartilhe com os funcionários a visão estratégica do negócio, transformando-a em realidade. Se a empresa deseja ser vista como inovadora, coloque inovação nos seus atos! Estimule a cooperação entre os funcionários para fortalecer o relacionamento entre eles e reforçar a importância do trabalho em equipe.

 

Ensine através do bom exemplo

 

Lembre-se que existe a necessidade de alinhar o discurso e a prática, portanto, não adianta repetir a importância do espírito de equipe se você for um líder que se comporta com indiferença diante das necessidades dos trabalhadores. Quando for necessário, para motivar os funcionários, coloque as mãos na massa e faça a sua parte. Paralelamente, trabalhe para tornar os processos mais claros e fáceis.

 

Invista na Psicologia Organizacional

 

Psicologia Organizacional ajuda no entendimento das pessoas e das relações humanas. Dessa forma é possível agir de forma estratégica e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Quando uma empresa aplica boas práticas da psicologia é possível ver melhoras nos aspectos emocionais e comportamentais da equipe.

 

Crie um programa de recompensas

 

Estimule os trabalhadores da sua empresa por meio de um programa de recompensas. Ele não precisa ser, necessariamente, financeiro. Você pode oferecer outros benefícios para aqueles funcionários que atingirem as metas do mês, como uma folga, ingressos para o cinema ou um show, um produto ou vale-compras. Use a criatividade de acordo com as possibilidades da empresa.

 

Use a tecnologia para aumentar a produtividade da equipe

 

As ferramentas tecnológicas são grandes aliadas do empresário que deseja construir uma equipe de alta performance. É necessário criar parâmetros e acompanhar o desenvolvimento de cada um dos trabalhadores. Dessa forma, adquira um software que permita acompanhar o desempenho diário dos trabalhadores. Isso possibilitará um controle preciso do rendimento deles e uma recompensa justa aos que realmente se esforçaram.

Implemente as dicas que apresentamos neste artigo para construir a sua equipe de alta performance. Faça com que os funcionários entendam a importância do espírito de equipe.  Isso ajuda a garantir bons resultados e a satisfação dos clientes.

Outra maneira de aumentar a performance da sua equipe se dá através do estabelecimento de metas. Sempre tento certeza de  deixar claro os objetivos da empresa. Continue a leitura em nosso outro artigo sobre a importância das metas e saiba mais.

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂