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Clima organizacional: o que é e como ele afeta a sua empresa

Já sentiu que havia algo errado na empresa só pela atmosfera do ambiente de trabalho? Isso pode ser um mau sinal para o clima organizacional. Esse indicador de satisfação dos colaboradores revela o “estado de espírito” da organização e influencia diretamente o bem estar e a produtividade dos funcionários.

O tema vem ganhando cada vez mais relevância para as empresas conforme as pessoas passam a ser o foco das estratégias corporativas. Os resultados de uma organização só podem ser alcançados de forma eficiente se os colaboradores estiverem engajados em suas demandas.

Pensando nisso, é fundamental entender o que é o clima organizacional, como medi-lo e quais estratégias aplicar para melhorá-lo. Essas informações são importantes tanto para donos de empresas quanto para profissionais de RH. Ou seja, para os maiores responsáveis no que diz respeito à gestão de pessoas e de desempenho dos profissionais.

Mas como medir e melhorar algo que parece tão intangível? Neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo, desde o conceito de clima organizacional até ferramentas e estratégias para colocar a mão na massa.

O que é clima organizacional?

Clima organizacional é a percepção coletiva sobre uma empresa de modo geral. É um retrato da relação entre os colaboradores e a organização, que afeta o ambiente de trabalho e reflete diretamente na motivação da equipe.

Essa visão sobre o ambiente corporativo e as interações que acontecem nele pode ser tanto um benefício quanto um malefício. Tudo depende de como for trabalhado.

Ou seja, um bom clima organizacional pode colaborar para diversas variáveis na empresa, assim como um clima organizacional ruim pode prejudicar essas mesmas variáveis.

Alguns dos principais fatores que são levados em conta para a formação dessa percepção coletiva são:

Além disso, alguns outros elementos ainda podem influenciar o clima organizacional. Em uma situação de crise, por exemplo, a forma como a empresa lida com o problema externa e internamente faz toda a diferença na impressão e reação dos colaboradores ao acontecimento.

Qual a importância do clima organizacional?

Um ambiente de trabalho agradável e boas relações interpessoais impactam a motivação dos colaboradores. Dessa forma, os resultados da empresa também acabam sendo influenciados.

Isso porque, para atuarem em alta performance, entregando o máximo em cada demanda, os funcionários precisam estar satisfeitos com o lugar do qual fazem parte.

Além da produtividade e do engajamento das equipes, o clima organizacional também impacta o recrutamento de novos talentos e a reputação externa da organização.

Os maiores embaixadores de qualquer empresa são os seus colaboradores. Trabalhar a felicidade de dentro para fora é o processo mais eficiente para atrair profissionais e aumentar a competitividade da organização no mercado.

Quais os benefícios de se ter um bom clima organizacional?

Investir no desenvolvimento do clima organizacional só traz vantagens para a empresa. Os principais benefícios proporcionados são:

  1. Ganho de produtividade e engajamento;
  2. Aumento das taxas de atração e retenção de talentos;
  3. Redução de custos;
  4. Melhora na reputação da empresa.

Como melhorar o clima organizacional da empresa?

Agora que você já sabe o que é clima organizacional e qual a importância dele para a gestão de pessoas e da própria companhia, é hora de colocar a mão na massa.

De nada adianta a teoria se ela não for colocada em prática, por isso, você vai conhecer 4 dicas práticas para melhorar o clima organizacional da sua empresa.

1. Faça uma pesquisa de clima organizacional

A pesquisa de clima organizacional é essencial para dar o primeiro passo nesse processo. Essa ferramenta estratégica do RH ajuda a coletar várias informações dos colaboradores em relação ao ambiente em que estão inseridos e às relações interpessoais com os demais membros da equipe.

Essa pesquisa pode ser feita de forma física ou virtual, por meio de um formulário com perguntas relacionadas que abordem os temas:

  • Satisfação em relação a remuneração;
  • Impressões sobre a comunicação entre colaboradores e com a liderança;
  • Bem estar no ambiente de trabalho;
  • Volume de trabalho e distribuição de demandas;
  • Percepções gerais sobre o desenvolvimento de pessoas.

As respostas coletadas fornecem dados valiosos para os gestores e RHs da empresa. Muito do que for relatado pelos colaboradores pode ser usado para entender os pontos fortes e fracos do clima organizacional e, assim, servir de base para traçar um plano de ação eficiente.

2. Proporcione um ambiente de trabalho funcional e agradável

Pensando em um cenário de trabalho presencial, a empresa deve se atentar a todos os detalhes que possam prejudicar o bem estar no escritório. Desde cadeiras e mesas confortáveis até a temperatura do ar condicionado e a iluminação do espaço.

No caso do trabalho remoto, em que a maioria dos profissionais está trabalhando de casa, existem outras alternativas. Uma opção é a empresa fornecer os equipamentos de trabalho, como cadeiras confortáveis e apoios para os pés que ajudam na ergonomia.

Existe ainda a possibilidade de oferecer uma ajuda de custo mensal, paga junto com o salário, para que os próprios colaboradores adquiram os equipamentos necessários para construir um ambiente de trabalho adequado em casa.

3. Mantenha uma comunicação aberta e transparente

Construir diálogos é fundamental para garantir que os colaboradores estejam trabalhando em harmonia entre si e com os gestores das equipes. Estimular a escuta ativa, as reuniões de alinhamento e os feedbacks são algumas alternativas para manter uma boa comunicação.

Essas ações ajudam a garantir que as informações importantes estão sendo comunicadas, além de oferecer abertura para que os colaboradores dêem feedbacks para seus líderes sobre os processos, rituais e demandas da empresa.

4. Foque no desenvolvimento dos colaboradores

Uma das tarefas mais importantes das empresas é treinar e capacitar seus colaboradores. Investir na equipe é investir em retorno para a própria organização.

Profissionais instruídos, em constante desenvolvimento, se sentem mais motivados e comprometidos com as suas atividades.

Além disso, é uma forma de valorizar os funcionários e a importância de suas funções nos processos da empresa.

O recurso mais valioso de qualquer organização são as pessoas. Por isso, é importante garantir as melhores condições de trabalho para que os colaboradores possam trabalhar em alta performance, sem deixar a saúde e o bem-estar de lado.

Agora que você já sabe o que é clima organizacional e qual a sua importância, comece a preparar a pesquisa de clima e não deixe de colocar as dicas em prática na sua empresa!

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