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Treinamento Corporativo: dicas, vantagens e métricas

Atualmente o mercado está cada vez mais competitivo e para que as empresas conquistem cada vez mais clientes, elas não podem simplesmente oferecer mais do mesmo, mas sim apresentar diferenciais, como um bom atendimento ao cliente e produtos de boa qualidade. E qual a principal maneira de fazer isso? Com treinamento corporativo.

Quer saber mais sobre essa prática? Então, acompanhe nosso texto! Vamos te dar dicas de como fazer treinamento corporativo, listar vantagens e te contar quais são as métricas ideais para mensurar a efetividade do seu Treinamento Corporativo.

Boa leitura!

O que é Treinamento Corporativo?

Treinamento Corporativo é um conjunto de práticas que uma empresa adota para aprimorar as habilidades dos seus colaboradores.

Entenda melhor:

Por mais que um profissional chegue na empresa com formação acadêmica e muitos cursos preparatórios, cada organização é única e exigirá coisas diferentes do colaborador, fazendo com que ele se adeque ao ambiente de trabalho, aprendendo sobre a cultura organizacional, produtos da empresa, como executar suas tarefas diárias, e muito mais.

Por isso o treinamento corporativo é efetivo: porque supri a necessidade de formação e capacitação de colaboradores e envolve-os no ambiente da empresa.

Quais os tipos de Treinamento Corporativo?

De modo geral, o treinamento corporativo pode servir para várias coisas, como: integração de um novo colaborador ao ambiente de trabalho, preparar profissionais para manuseio de novas ferramentas, explicar sobre um novo produto, etc.

No entanto, as empresas costumam agrupar esses treinamentos em dois tipos: comportamental e técnico. Portanto, o treinamento comportamental visa aprimorar as experiências e o comportamento dos colaboradores, com acompanhamento psicológicos, dinâmicas em grupo, coaching e muito mais.

Já o treinamento técnico tem o objetivo de transmitir novos conhecimentos e habilidades aos colaboradores, através de aulas, demonstrações de produto e muito mais.

Como te contamos anteriormente, o treinamento corporativo é muito importante para que a empresa consiga oferecer um diferencial competitivo, mas além disso há muitas outras vantagens. Listamos abaixo três delas para você entender melhor:

Vantagens de fazer Treinamento Corporativo

1 – Aumenta a motivação dos colaboradores

Quando uma empresa oferece treinamento aos seus colaboradores ela está dizendo que acredita e investe neles para o futuro.

Por isso é uma ótima ferramenta para aumentar a motivação dos colaboradores.

2 – Melhora a qualidade do produto

Os colaboradores ao serem mais capacitados certamente entregarão um produto com maior qualidade ao consumidor e em menor tempo. Portanto, saberão executar seu trabalho muito melhor que antes do treinamento aplicado.

3 – Diminui o turnover de colaboradores

Ter uma alta rotatividade (turnover) de colaboradores pode trazer muitos problemas para uma empresa, como: gastos, instabilidade no quadro de funcionários e comprometimento da qualidade de entrega dos projetos e produtos.

No entanto, com o treinamento corporativo, esse turnover tende a diminuir, pois os colaboradores terão mais clareza sobre o que precisa ser feito e como pode ser feito.

Como fazer Treinamento Corporativo

1 – Diagnóstico

O primeiro passo para fazer o treinamento corporativo é fazer o diagnóstico.

Isso significa que você deve observar se já existem práticas de treinamento na sua empresa, se elas são eficientes, e se não houver você deve identificar quais são as necessidades que precisam ser atendidas.

2 – Planejamento

O planejamento deve envolver todos os aspectos sobre como será o seu treinamento corporativo, desde o conteúdo programático até as pessoas que serão envolvidas em cada etapa.

Nessa etapa é importante documentar tudo, para ter um material para consultar na hora da implantação e mensuração.

3 – Implantação e mensuração

E, finalmente, a implantação e mensuração!

Com um planejamento bem feito, a implantação fica bem mais fácil, pois tudo estará registrado e acordado entre todos os gestores.

Para saber ainda mais sobre o assunto, veja esse post sobre como fazer treinamento corporativo.

Como mensurar o sucesso do seu Treinamento Corporativo

Para verificar o sucesso do seu Treinamento Corporativo é preciso definir algumas métricas, assim você descobrirá se o investimento valeu a pena e se o seu treinamento é realmente efetivo.

Listamos abaixo alguns exemplos de métricas que podem ser utilizadas:

Motivação dos colaboradores

  • Verificar se, de modo geral, a motivação dos seus colaboradores aumentou e se há uma melhora no clima organizacional.
  • Produtividade
  • Comparar se a produtividade anterior ao treinamento é maior ou menor que após a aplicação do treinamento corporativo.

ROI de Treinamento

Averiguar se o retorno sobre o investimento (ROI) de treinamento foi satisfatório. Para isso é importante duas coisas: ter controle sobre a saída (custos) e sobre a entrada (todos os benefícios do treinamento).

Se você descobrir que o ROI do seu Treinamento Corporativo não é muito satisfatório você deve adotar formas de transformá-lo em uma prática mais eficaz e econômica. Confira como:

Como diminuir custos no Treinamento Corporativo

O treinamento corporativo pode ter alguns custos elevados para a empresa, como, por exemplo: locação de espaço físico para realização do treinamento, contratação de instrutores, paralisação da produção de equipes para participarem do treinamento, entre outros.

Mas e se a gente te contar que a tecnologia já evoluiu para te ajudar a resolver todos esses problemas e otimizar custos?

Com uma Plataforma EAD (ensino a distância) é possível:

  • Disponibilizar conteúdos online, sem a necessidade de contratar um local físico.
  • Os próprios colaboradores e gestores podem produzir conteúdos e disponibilizar na plataforma para que todos aprendam.
  • Os colaboradores escolhem qual o melhor momento para realizar o treinamento.
  • A plataforma pode te dar os indicadores necessários para você verificar a eficácia do treinamento corporativo.
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