Como reduzir a inadimplência sem constranger os clientes?

A cobrança é um dos processos mais importantes e, ao mesmo tempo, delicados de uma empresa. É fundamental saber cobrar o cliente para reduzir a inadimplência, entretanto, esse processo não pode ultrapassar os limites estipulados pela legislação, muito menos provocar constrangimentos.

Nesse sentido, para facilitar a ação das organizações, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) adotou práticas específicas que envolvem a cobrança de dívidas. Assim, você saberá quais são as melhores formas de abordagem sem expor o cliente, construindo um relacionamento forte e seguro, que vai frear a inadimplência.

Continue a leitura e saiba como reduzir a inadimplência sem constranger os clientes.

 

Ofereça desconto para o pagamento à vista

 

Agora é lei! Os empresários do setor de comércio e serviços podem conceder vantagens ao consumidor mediante a forma de pagamento que é mais benéfica para o negócio. Como o seu objetivo é evitar o endividamento do cliente, ofereça desconto para o pagamento à vista. Isso abre espaço para a economia e o poder de barganha.

Aproveite a oportunidade para receber à vista, porque, mesmo durante as crises econômicas e com o poder de compra reduzido, o brasileiro pechincha e mantém alguns hábitos de consumo.

 

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Fortaleça o relacionamento com o cliente e não fale com ele somente na hora de cobrar

 

Muitas empresas se esforçam ao máximo para atrair clientes, contudo, esquecem-se de elaborar mecanismos que promovam a sua fidelização. Por isso, construir um bom relacionamento é fundamental. O contato entre marca e cliente deve ser constante, desde o início das negociações até o pós-venda. Você pode adotar uma estratégia que envolva e-mail marketing e marketing de conteúdo para criar um laço mais forte entre essas duas esferas.

 

Esteja sempre pronto para fazer acordos

 

Para reduzir a inadimplência, a sua empresa precisa contar com uma equipe para negociar. Nem você e muito menos os clientes desejam a inadimplência, pois isso reduz o poder de compra. Sendo assim, capacite alguns funcionários para que eles negociem e estejam sempre prontos para fazer acordos.

Esse é um voto de confiança que a sua empresa dá para os clientes, fortalecendo a relação existente entre vocês e promovendo novas compras no futuro.

 

Faça cobranças somente nos dias de semana e em horário comercial

 

Ligar para o trabalho do cliente que está devendo é uma prática comum e permitida por lei. Porém, ela só é válida se o telefone comercial for fornecido por ele durante o seu cadastro. Não use outros meios para conseguir esse contato. Ah! Ligar em final de semana ou fora do horário comercial pode depender da lei de cada estado, tá?

 

Utilize um tom de voz amigável e simpático

 

Na hora de falar com o cliente, utilize um tom de voz que seja amigável, próximo e sempre simpático. Isso ajuda a diminuir o nível de tensão entre vocês e facilita a negociação. Lembre-se de que do outro lado da linha telefônica existe uma pessoa como você e que merece respeito e atenção.

 

Automatize lembretes para reduzir a inadimplência

 

O brasileiro tem a má fama de deixar tudo para a última hora, né? Por isso, alguns clientes simplesmente esquecem de pagar suas contas. Para dar uma força aos esquecidos, a sua empresa pode automatizar lembretes. Eles alertam o cliente, com antecedência, quando o vencimento da conta está se aproximando.

Dá até para estimular o pagamento antecipado, oferecendo desconto para os clientes que, por exemplo, pagarem a conta até o quinto dia útil do mês. Fique atento também aos recados que os atendentes deixam quando não encontram o cliente. Explicar ou indicar a existência de débito para outra pessoa pode causar constrangimento.

Adote as medidas compartilhadas neste artigo para reduzir a inadimplência de um jeito eficiente e que não constrange ninguém. O objetivo é fazer com que as pessoas continuem consumindo e gerando cada vez mais negócios para a sua empresa.

A gestão empresarial precisa ser otimizada para que os processos permaneçam sempre organizados e contribuam para a alta produtividade da equipe. Aproveite para ler aqui outro artigo que aborda esse assunto e mostra como isso pode ser feito e o impacto dessa otimização nas finanças. Não perca!

 

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