Você sabe por que deve otimizar processos na gestão empresarial?

Processos, processos e mais processos. O termo está em alta, não é verdade? Então, antes mesmo de explicarmos por que você deve otimizar os processos na gestão empresarial, que tal entendermos exatamente o que eles significam?

Poderíamos extrair um trecho de alguns teóricos da administração para explicá-lo, no entanto, é mais fácil sermos mais diretos e dizermos que o processo é o conjunto de atividades que ocorrem em uma empresa e que têm relações entre si.

No caso, entenda atividades como tudo o que é realizado pela gestão da organização e seus colaboradores: desde o monitoramento de tarefas até a própria execução de cada uma delas. Que tal respondermos, agora, a pergunta do nosso título?

 

Afinal, por que otimizar processos na gestão empresarial?

 

São incontáveis os motivos para otimizar processos na gestão empresarial. Poderíamos escrever um livro só sobre o assunto. Cabe aqui, no entanto, mostrarmos os principais deles.

Em primeiro lugar, a otimização dos processos evita gargalos de produção. O que é isso? Estamos falando de pontos, no processo produtivo, que apresentam problemas, como retrabalho, desperdícios, entre outros.

Além disso, é por meio da otimização que garantimos a escalabilidade do negócio. Em outras palavras, é possível crescer sem que, para isso, seja necessário a contratação de novos profissionais ou aconteça a sobrecarga de todo o processo.

 

Como otimizar os processos?

 

O caminho para otimizar processos passa por duas vias distintas. A primeira delas é a própria revisão desses processos. Podemos avaliar todas as atividades da organização e encontrar formas mais enxutas de realizá-las.

Além dessa avaliação minuciosa de toda a estrutura dos processos internos, também é importante considerarmos o uso da tecnologia para garantir uma otimização real dentro da organização.

Sistemas internos podem ajudá-lo a tornar a empresa mais enxuta e, ainda por cima, facilitam uma série de atividades, principalmente aquelas ligadas ao monitoramento. Com isso, você toma decisões muito mais precisas.

 

Baixe pontomais 2019

 

Qual o impacto da otimização nas finanças?

 

Pode ter certeza que a otimização dos processos pode gerar impactos positivos nas finanças, a começar por um ponto que já vimos, que é a redução de gargalos de produção — e, consequentemente, de desperdícios de recursos.

Mas não para por aí. O fato é que a otimização de processos pode ajudar muito mais, principalmente quando estamos falando da gestão de custos. Afinal, além de monitorarmos toda a movimentação de recursos da empresa, também podemos cortar gastos com a contratação de pessoal.

Um sistema para o controle de ponto, por exemplo, pode ajudá-lo a compreender melhor a situação dos seus colaboradores e a manejar melhor as equipes (o que permite a otimização de recursos). Por outro lado, um software financeiro ajuda a acompanhar as entradas e saídas de recursos.

Em resumo, é fundamental que o empreendedor tenha sempre a mentalidade de trabalhar da forma mais limpa possível. Isso não é apenas uma questão de organização. O fato é que a otimização é uma necessidade para que o seu negócio consiga alcançar seus objetivos de longo prazo.

Gostou do nosso post de hoje sobre por que otimizar processos na gestão? Então assine a nossa newsletter para acompanhar muito mais!

 

Teste gratis pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂