Não é incomum encontrar empresas por aí que estão passando (ou já passaram) por problemas de insuficiência de recursos em caixa, principalmente quando há falta disciplina e organização por parte do empreendedor quanto às finanças do seu negócio.

As chances de a empresa ficar no vermelho por inexistência de uma boa gestão financeira são grandes. Sem os números na mão, fica difícil (ou quase impossível) descobrir o mês de maior faturamento ou se é preciso fazer ajustes no orçamento para reduzir gastos ou mesmo realizar novos investimentos.

Mas como organizar as despesas e investimentos da empresa de forma correta? Quais ações podem ser feitas para melhorar a gestão financeira? Acompanhe nosso post!

 

Soluções para organizar as despesas e investimentos da empresa

 

Bloquinhos de papel, centenas de anotações feitas em vários locais, inúmeras planilhas, enfim, controlar manualmente os dados da empresa acaba não sendo tão vantajoso quando os números não podem ser transformados em informações.

E a solução é procurar ferramentas que possam ajudar a tratar os dados para que o processo de tomada de decisão seja eficiente. Mas quais as principais opções?

 

Utilize planilhas

 

Não há como fugir: a melhor forma de manter todas as informações na ponta do lápis (ou melhor, no clique do mouse) é investir em planilhas de controle.

Fluxos de caixa, controle de estoque, de vendas, de cadastro de clientes, enfim, informações que devem ser geridas e atualizadas constantemente.

A planilha deve conter dados que possam ajudar o empreendedor a compreender melhor o seu negócio, por exemplo: fazer controle dos recebimentos e pagamentos, manter controle dos gastos fixos como luz, água e salários dos funcionários, dispor dos dados de entrega, pedidos, estoque, etc.

Utilizar os recursos das planilhas ajuda o empreendedor a compreender melhor o quanto sua empresa fatura, quais gastos podem ser reduzidos (ou eliminados) e quais recursos disponíveis podem ser utilizados para realizar novos investimentos, comprar matéria-prima, entre outros.

 

 

Invista em Softwares de gestão

 

Softwares de gestão possibilitam integrar os mais diversos setores da empresa e centralizar todas as informações geradas em um só lugar.

Solução escalável, flexível e personalizável. Ao investir em softwares de gestão, é possível ter maior controle das finanças, dos gastos e da produtividade de toda a equipe.

Rotinas manuais podem se tornar desvantajosas dependendo do tamanho da empresa e da necessidade de controle.

Por exemplo, o preenchimento de planilhas com dados e todo o seu gerenciamento pode demorar muito se feito manualmente. Com um software, basta que seja executado o comando e todas as informações são transpostas para a planilha.

 

Por onde começar a organização?

 

Seja por desconhecimento de boas práticas de gestão ou por preferir permanecer na “zona de conforto”, muitos empreendedores acabam não sabendo por onde começar na hora de organizar as despesas e investimentos da empresa.

No entanto, alguns gastos podem ser minimizados se a empresa adotar estratégias de gestão. Como:

 

Manutenção preventiva de equipamentos

 

Fazer a manutenção preventiva oferece maior segurança quanto ao uso de equipamentos e máquinas. De maneira geral, a manutenção preventiva reduz a probabilidade de falhas ou a degradação do equipamento, sem perdas de performance ou desgastes precoce.

Quando os equipamentos estão indisponíveis ou têm seu funcionamento interrompido, a produção é afetada e isso resulta em maiores gastos para a empresa e a redução da lucratividade.

 

Bonificação de colaboradores

 

Muitos empreendedores enxergam a bonificação como despesa, mas a prática vem sendo utilizada por muitas empresas para estimular a produtividade e manter a equipe motivada.

Uma boa estratégia de bonificação implica não apenas em recompensar o funcionário para atingir uma meta, mas também evita que ele troque a empresa por uma concorrente.

 

Contratação de serviços especializados

 

A contratação de serviços terceirizados ainda é vista com certo receito por muitos empreendedores, que não querem abrir as portas do seu negócio para outras empresas.

A contratação de serviços especializados permite que o gestor concentre mais tempo e recursos nas atividades que realmente são importantes enquanto as tarefas secundárias ficam sob a responsabilidade de terceiros.

E então? Pronto para começar a organizar as despesas e investimentos da empresa? Assine nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail todas as nossas novidades. Esperamos seu contato!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa
Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂