Com o cenário econômico em crise, reduzir os custos é essencial para que empresários consigam manter suas empresas funcionando. Diante disso, uma alternativa para diminuir os gastos pode estar na marcação de ponto.

Por vezes, o sistema de ponto está ultrapassado e os empresários não pretendem investir em novos equipamentos, de modo que o ponto móvel online é uma ótima opção. Com ele, é possível minimizar tarefas, otimizar os processos e diminuir despesas.

 

 

Pensando nisso, preparamos este post sobre como a marcação de ponto pode ser uma aliada na redução de custos. Ficou curioso? Acompanhe!

 

Controlando melhor o rendimento das equipes

 

Quando o empregado registra o seu horário de trabalho na chegada e na saída da empresa, ele deixa o setor de Recursos Humanos e os diretores da organização inteirados sobre o cumprimento de horas — o que dá chance de os gestores medirem sua produtividade.

Esse já é um dos aspectos em que a marcação de ponto pode contribuir para a redução de custos da empresa: pela possibilidade de acompanhar as métricas de rendimento dos colaboradores.

Sendo assim, é possível:

 

  • medir o rendimento do funcionário;
  • detectar possíveis falhas;
  • identificar períodos ociosos.

 

Partindo disso, é possível planejar de forma mais estratégica a distribuição do fluxo de trabalho. Essa ação deixa a equipe mais produtiva e motivada para os desafios que a empresa precisa enfrentar.

 

Diminuindo os custos fixos

 

Além disso, uma análise dos custos fixos da empresa deve ser realizada. Esses gastos são aqueles pagos mensalmente, como a luz, por exemplo. Avalie com calma quais são os valores que vêm sendo pagos. Você verá que o aparelho de cartão de ponto, por ser muito antigo, gera um aumento significativo dos gastos.

Portanto, reconhecer a tecnologia como aliada não é algo exclusivo da marcação do ponto. Entretanto, essa é uma prática excelente para fomentar a inovação e a automatização no ambiente corporativo — não há dúvidas de que a empresa sai ganhando com essa nova abordagem de sucesso.

 

Evitando custos de instalação e manutenção

 

O antigo sistema de ponto eletrônico já está ultrapassado. Em substituição a ele, existem aplicativos online que promovem tanto a eficiência no controle de ponto quanto a redução dos custos relacionados. Eles podem ser baixados nos celulares e em outros aparelhos móveis, sem necessidade de instalação de softwares para utilizar essa ferramenta.

Isso que faz com que as empresas não tenham custo nenhum na sua instalação e na sua manutenção. Além disso, a grande vantagem é que esses sistemas dispensam papéis e tinta, reduzindo, de forma expressiva, custos com material de escritório.

 

Reduzindo problemas para o setor de RH

 

Os relatórios gerenciais de ponto são ótimos aliados para diminuir a carga horária dos colaboradores do setor de RH, já que eles não precisam verificar manualmente todas as informações sobre o cumprimento de horas nas companhias.

Bastam alguns cliques e o departamento pessoal terá em mãos o controle dos horários e da jornada de trabalho dos seus colaboradores. Além disso, as possibilidades de erro na contagem de horas ou cálculo da folha de pagamento também diminui consideravelmente.

Os sistemas costumam ser bem simples e intuitivos, podendo incorporar a rotina interna e as políticas da empresa. Além disso, a equipe de RH ainda vai poder otimizar seu tempo com tarefas operacionais, permitindo que o foco do negócio seja direcionado para questões mais estratégicas.

 

Adequando e otimizando a rotina de trabalho

 

A rotina de trabalho da equipe de funcionários fica organizada com as mudanças sugeridas, o que reduzi diversos gastos. Os setores têm, assim, a chance de fazer uma melhor administração do tempo e todos conseguem atuar em ritmo menos desgastante.

Diante do avanço tecnológico, muitas empresas estão optando por modificar seu estilo de marcação de ponto. Nesse sentido, os aplicativos facilitam a gestão dos empreendimentos e podem reduzir bastante os custos com marcação de ponto em muitos negócios.

Além disso, o controle de horas extras pode ser feito com mais qualidade, o que abre espaço para a empresa cobrar seus clientes de forma adequada e estimar melhor as horas gastas na prestação de um serviço ou no desenvolvimento de alguma solução pontual.

 

Melhorando a segurança para a empresa

 

Os processos trabalhistas estão na lista dos que mais tramitam no sistema judiciário brasileiro — e muitas vezes, são motivados por um descuido da empresa em relação a questões gerenciais.

Nesse sentido, o uso de um software específico para a gestão do ponto é a solução ideal para garantir um controle efetivo das horas trabalhadas pelos colaboradores. Tudo funciona da seguinte forma:

 

  • os funcionários são instruídos pela equipe de RH sobre a política de marcação do ponto eletrônico, a ser utilizado pela plataforma digital que a empresa contrata;
  • a partir daí, é possível gerenciar os horários de marcação de cada profissional, inclusive daqueles que efetuaram horas extras durante o mês;
  • as informações de marcação são disponibilizadas tanto para o funcionário quanto para a gestão da empresa;
  • com transparência de dados, ambas as partes possuem segurança em relação a jornada de trabalho, o que evita riscos trabalhistas para a empresa e para seus colaboradores.

 

Adicionalmente, a equipe de RH pode conciliar:

 

  • a marcação do ponto eletrônico;
  • a folha de salário;
  • a programação interna do setor,

 

Esse fator auxilia os profissionais a não esquecerem da marcação da jornada de trabalho. Certamente, vale a pena investir nesse tipo de segurança de gestão.

 

Obtendo uma gestão de excelência

 

Um grande desafio de todo bom profissional de RH é apresentar resultados e estratégias que possam agregar mais valor para os processos internos do negócio. Adotar um sistema para a marcação de ponto eletrônico é uma prática que, além de otimizar os custos da empresa, direciona todo o empreendimento para o sucesso.

Esse é o princípio da gestão de excelência, que foca sempre em apresentar práticas sustentáveis e que possibilitam o alcance de um diferencial no mercado competitivo. Empresas que se preocupam com tecnologia e inovação certamente oferecem mais segurança para as operações e para as atividades de seus colaboradores.

Tenha isso em mente, quando for implementar qualquer metodologia no negócio.

Mas e você, leitor? O que achou do material que preparamos para reduzir custos com a marcação de ponto? Não se esqueça de seguir as redes sociais da Pontomais — FacebookLinkedIn —, para descobrir as soluções inovadoras que preparamos para sua empresa!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂