Ter um sistema que lhe dê suporte na hora de otimizar processos e facilitar a rotina diária é um passo fundamental para o progresso da sua empresa. Mas não é tão simples entender qual deles é o mais adequado para as suas necessidades.

Entre as opções disponíveis por aí, duas chamam bastante atenção e são as mais comentadas no meio empresarial: CRM e ERP. Apesar de não serem excludentes, cada uma delas possui propósitos claros.

Por isso, para ajudar na sua escolha entre CRM ou ERP, preparamos este guia completo para você tirar suas dúvidas e saber qual o melhor caminho a seguir. Dá só uma olhada!

 

O que é o CRM?

 

CRM (Costumer Relationship Management) é um tipo de sistema utilizado pelas empresas para ‘cuidar’ da sua base de consumidores.

O seu principal objetivo é, além de garantir a proteção das informações comerciais da empresa, nortear os planejamentos de ações comerciais, por meio da análise dos históricos de compra e de seus tipos de clientes.

Por ele, também é possível gerenciar as metas de vendas e como cada um dos vendedores está performando.

Além disso, O CRM facilita:

  • a organização de processos;
  • a maior produtividade;
  • o maior alinhamento com as estratégias de marketing;
  • a automatização do relacionamento com cliente.

Resumidamente, o CRM é o que você precisa para fazer a gestão do relacionamento com sua base de clientes.

 

O que é o ERP?

 

ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão para manutenção dos processos básicos e internos de uma empresa.

Sua principal função está em dar suporte para o funcionamento de áreas como a contábil, a gestão de recursos humanos, a produção e a administrativa. O sistema é bem importante para empresas que estão em crescimento e precisam padronizar seus processos.

Com ele, é possível ter um maior e melhor controle da sua empresa, principalmente no que diz respeito à sua saúde financeira.

Além disso, o ERP auxilia:

 

Resumidamente, o ERP serve para unir vários departamentos de uma empresa, fazendo com que todos “falem a mesma língua”. Assim, eliminam-se barreiras e a informação flui mais facilmente.

 

 

CRM ou ERP: qual você precisa?

 

Bom, isso depende das necessidades da sua empresa.

Se o que você busca é aumentar a capacidade de vendas do seu time, o CRM é a melhor opção.

Ele fornecerá insumos fundamentais para o planejamento comercial, além de otimizar alguns processos que impactam no seu relacionamento com o cliente — o que também influencia na sua capacidade de vender.

Já se você busca facilitar a rotina operacional dos seus funcionários, vá de ERP.

Com ele, você verá a eficiência e a produtividade da sua equipe aumentando, já que os processos básicos que movimentam sua empresa terão o suporte automatizado do sistema.

Além disso, é excelente para reduzir custos desnecessários, por meio de uma análise apurada dos gastos da empresa.

 

Integração CRM e ERP: vale a pena?

 

Se você quer dar um passo para a total profissionalização dos processos da empresa, vale muito a pena, sim!

Juntando uma solução ERP com uma CRM é possível estruturar e padronizar a rotina do seu negócio, ao mesmo tempo que investe no relacionamento com seu público. Dessa forma, você cria um ambiente ideal e fértil para novas vendas no futuro — ou seja, é um salto e tanto na qualidade de gestão da sua empresa.

Além disso, a integração desses sistemas agiliza o fluxo de informações, melhorando muito a performance e a qualidade do trabalho da sua equipe.

Por exemplo, os pedidos vindos da área comercial podem ser automaticamente encaminhados para o setor responsável pelo estoque. Isso otimiza a separação deles e agiliza a entrega para o cliente final.

Agora que você já sabe todas as vantagens e diferenças entre os sistemas, já pode determinar qual deles é o melhor para o momento da sua empresa: CRM ou ERP.

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