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Como a gestão de pessoas impacta no clima organizacional?

A gestão de pessoas é uma atividade crucial em qualquer empresa. Seus efeitos podem ser vistos na solidez e crescimento do negócio, mas especialmente no clima organizacional. Um bom clima de trabalho representa uma boa condução do RH.

Esse clima representa a atmosfera dentro da empresa e é construído a partir da interação das pessoas que nela atuam (funcionários, líderes, sócios, etc.). O sucesso dessa interação depende diretamente da gestão de pessoas, bem como das técnicas utilizadas. Desse modo, é possível afirmar que há uma clara relação entre o RH e o clima organizacional.

Por isso, criamos um guia para você. Hoje, vai entender com clareza as principais ações da gestão de pessoas que impactam na construção de uma atmosfera positiva. Confira! Implementação de políticas de retenção.

A evasão de funcionários é um grande problema. Além dos prejuízos financeiros (gastos com rescisão), uma série de outros problemas pode surgir, como a sobrecarga dos funcionários que permaneceram ou a depreciação da imagem da companhia. Por isso, o clima de trabalho é afetado, tornando-se mais denso para quem permanece.

Uma saída adotada pelo RH é a construção de políticas de retenção, buscando mitigar o turnover e fidelizar seus clientes internos, os funcionários. Essa estratégia é composta por programas de benefícios complementares, planos de carreiras, etc.

Investimento em comunicação interna

A comunicação dentro da empresa é algo estratégico, capaz de otimizar os resultados da companhia. O motivo é simples: quando não há comunicação, uma série de problemas internos podem surgir, como erros operacionais e conflitos interpessoais.

Assim, é comum a aproximação do RH com o setor de marketing da empresa, objetivando iniciar ações de endomarketing (marketing interno) e implementar novos canais de comunicação. Dentre os principais canais, é possível destacar murais de recados e intranet.

Controle de horário e jornada de trabalho

Não é difícil ver grupos de trabalhadores preocupados em saber se suas horas extras estão sendo devidamente pagas, bem como quando podem utilizar seu banco de horas. Essas dúvidas podem atrapalhar a relação empresa/funcionário, deixando-a complexa. Por consequência, interfere de forma negativa no clima organizacional.

Uma ótima saída é utilizar um sistema que facilite o controle das horas e jornada de trabalho, gerando relatórios completos e indicadores de desempenho para os gestores, fáceis de entender. Por isso, podem ser compartilhados com o time, dando início a um clima de transparência e credibilidade.

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Construção do senso de meritocracia

A meritocracia refere-se ao fazer por merecer, ou melhor, recompensar os profissionais de acordo com suas realizações. Quando esse assunto é deixado de lado, dá-se início a um clima de “injustiça”, em que há uma percepção de que as pessoas são recompensadas pela proximidade com os líderes ou coisas parecidas.

Para contornar essa situação, é comum que a gestão de pessoas aposte na construção de metas inteligentes e definição de recompensas para quem alcançá-las. Além disso, investe em planos de cargos e salários relacionados ao “tempo de casa” dos profissionais, nível de formação acadêmica e resultados alcançados dentro da empresa.

Todas as ferramentas citadas referem-se à gestão de pessoas e impactam diretamente no clima dentro da empresa. Pensando assim, também em relações interpessoais. Por isso, é importante utilizá-las de forma estratégica, garantindo que tragam resultados positivos.

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