Sucesso na carreira: 7 dicas para profissionais multifuncionais

Concluir o ensino superior e especializar-se em sua área de atuação era o sonho de muitos graduandos em um passado não tão distante. Eles desejavam viver os diferenciais de possuir um diploma, o que se configurava como a garantia de uma vida estável e do sucesso na carreira. Hoje, esses sonhos são substituídos pela necessidade de sobrevivência em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

O profissional que deseja viver apenas de conhecimentos específicos em sua área não terá muitas chances. Por isso, é preciso manter a mente aberta às inovações e às necessidades emergentes, ampliando as formas de atuação. Foi assim que surgiu a figura do profissional multifuncional ou polivalente: da necessidade de adaptação às constantes e instantâneas mudanças no mundo do trabalho.

Confira as 7 dicas abaixo para otimizar o seu perfil como profissional multifuncional e garantir a visibilidade desejada para o sucesso na carreira!

 

1. Trabalhe em equipe

 

Se você é uma pessoa que não consegue dividir tarefas, talvez seja hora de rever os seus conceitos. Um dos itens mais prestigiados em um profissional multifuncional é a capacidade de trabalhar em equipe e saber compartilhar atividades em seu dia a dia.

Pesquisas apontam que projetos coletivos são mais bem-sucedidos em relação aos realizados individualmente. Outro ponto positivo de se trabalhar em equipe é a chance de se destacar e, quem sabe, conseguir aquela promoção. Afinal de contas, quem é visto é lembrado!

 

Teste gratis pontomais 2019

2. Seja ágil

 

Um profissional multifuncional tem que ser ágil, pois tempo é dinheiro. Então mexa-se: procure meios e recursos para resolver as propostas e projetos destinados a você e à sua equipe. Sempre há muito o que fazer. Então, arregace as mangas e vá à luta.

 

3. Saiba gerenciar a sua equipe

 

Chefia e liderança são dois quesitos extremamente necessários e andam lado a lado quando o assunto é alcançar sucesso na carreira. Mas, você sabe como e quando utilizar cada uma dessas posturas? Assim como trabalhar em prol do time como liderado, é de suma importância saber estar à frente de um projeto para que ele tenha excelência nos resultados. Use de sua capacidade de interação e esteja atento ao que fazer para levar o trabalho em equipe a um outro nível.

 

4. Atualize-se

 

É inegável que a era tecnológica veio para ficar. Assim, busque sempre aprender sobre os softwares de gestão, uso das redes sociais no ambiente corporativo e aplicativos lançados para facilitar as atividades. Existem vários recursos para organizar e agilizar o seu dia a dia. Além de estar antenado às novidades, certamente você será um profissional menos sobrecarregado.

 

5. Seja criativo

 

Divida suas ideias sem medo. Muitos profissionais pecam ao achar que serão sabotados se dividirem o que pensam: isso é mito. Ao lançar novas ideias, você estará mais suscetível a receber ajuda para concretizar os seus projetos. Afinal de contas, a inovação é o resultado da criatividade e com certeza abre portas para o sucesso contínuo na carreira.

 

6. Aprenda novos idiomas

 

Quer uma posição de destaque? Aprimore-se! Estude novos idiomas. Além de ser prazeroso, você se tornará indispensável para sua empresa, ampliará sua rede de contatos e agregará valor à companhia.

 

7. Organize-se

 

Pode não transparecer, mas muitas vezes um dos maiores e mais prejudiciais erros cometidos pelos profissionais multifuncionais é não saberem se organizar adequadamente. Para lidar com as diversas informações diárias, sem que dados importantes passem despercebidos e você perca alguma prioridade, utilize recursos que possam otimizar seu trabalho. Por exemplo, se você trabalha com recursos humanos ou administrando uma empresa, há o E-Social, controle da folha de pagamentos e outros dados importantes que podem ser facilmente organizados com a ajuda da tecnologia.

E você, é um profissional multifuncional? O que tem feito para alcançar o almejado sucesso na carreira? Divida conosco suas experiências nos comentários!

 

Teste gratis pontomais 2019