Chefia e liderança: como saber se sou chefe ou líder?

É comum vermos os termos “chefe” e “líder” sendo usados com o mesmo significado. Porém, o que poucos sabem é que, na prática, existe uma grande diferença entre os dois.

O chefe geralmente é aquele que comanda e cobra resultados de seus empregados. O líder busca motivar, preparar e orientar sua equipe, buscando trazer o melhor de cada colaborador. Ainda não sabe se é chefe ou líder? Veremos aqui as principais diferenças entre chefia e liderança.

 

O chefe

 

A figura do chefe é muito conhecida por todos nós. É aquela pessoa responsável por dar ordens e ditar regras aos seus subordinados. Muitas vezes ele toma decisões individualmente e tende a falar mais do que escutar.

Cabe ressaltar que o chefe geralmente foca nos resultados, cobrando que cada trabalhador cumpra suas tarefas. Além disso, muitas vezes ele exige que todos os processos passem por sua aprovação antes de serem concluídos.

Outra característica é que ele raramente se abre para diálogos e discussões. Assim, os trabalhadores devem cumprir as ordens da maneira como o chefe acha mais produtivo.

O chefe também busca manter as tradições e, portanto não aprova grandes inovações ou transformações na maneira como trabalha. Ele prioriza os resultados e o cumprimento de prazos, então acaba se interessando mais pelo lado profissional do colaborador.

 

Baixe pontomais 2019

O líder

 

A figura do líder é conhecida por trazer inspiração e motivação para os trabalhadores. De modo geral, esses profissionais não focam nos resultados, mas no caminho que leva até eles.

Sendo assim, ele debate com os colaboradores qual a melhor maneira para conseguir alcançar os objetivos e divide as responsabilidades com eles. O líder busca tomar as decisões junto com sua equipe, discutindo as ideias em vez de impor as suas.

Como seu foco não é obter resultados imediatos, o líder prioriza o desenvolvimento das pessoas. Assim, ele valoriza as habilidades do trabalhador e o ajuda a superar suas dificuldades.

O líder também estimula a autonomia do trabalhador, valorizando sua iniciativa e a criatividade. No caminho para a obtenção de resultados, os erros são valorizados e a busca de soluções inteligentes para eles, mais ainda.

Além disso, ele busca ter uma comunicação clara com todos, estimulando o diálogo. Isso faz com que sua gestão seja mais transparente o que garante melhores resultados para toda a empresa.

 

Como saber se sou chefe ou líder?

 

Já se identificou com algum desses perfis? Vamos te ajudar com exemplos.

 

Sua equipe tinha como meta elaborar um projeto. Quando ficou pronto, a diretoria não aprovou o projeto elaborado.

 

Nesse caso, o chefe provavelmente criticaria o baixo desempenho da equipe e exigir maior dedicação para elaborar um novo projeto. Já o líder reuniria a equipe para encontrar as possíveis falhas e as soluções para elas, trabalhando junto com os colaboradores.

 

Um dos trabalhadores tem apresentado problemas de comportamento, chega sempre atrasado e não cumpre prazos.

 

Em uma situação assim, o chefe tenderia a cobrar mais empenho e dedicação, sem abordar as causas dessa mudança de comportamento. O líder provavelmente conversaria com o funcionário para tentar entender a situação e ajudar no que for possível.

Não podemos esquecer que ambas as posturas podem ser vantajosas para a empresa, tudo depende do contexto em que o profissional está inserido.

No caso de uma empresa que busca manter a tradição e alcançar resultados rápidos, a postura de chefe pode ser mais adequada. Já uma empresa que busca inovação e transformações em longo prazo, talvez um líder seja ideal.

Agora que você já conhece as diferenças entre chefia e liderança você já pode responder a pergunta: você é chefe ou líder?

Gostou desse post? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

 

Teste gratis pontomais 2019