A cada 12 meses trabalhados, por lei, o colaborador tem direito a sair de férias por até 30 dias. Isso vale para todos, inclusive quem está em posição de diretor, gerente ou supervisor. Apesar disso, esse período é visto com um certo olhar de preocupação por alguns motivos.

Um deles é o fato de que a equipe liderada pelo profissional pode não estar preparada para a ausência dele. No entanto, quem está na posição de liderança precisa fazer com que sua equipe funcione de qualquer maneira.

Deixar de sair de férias não é uma hipótese aceitável, certo? Por outro lado, como preparar a sua equipe? Confira as dicas a seguir!

 

Faça um planejamento antes de sair

 

Cerca de um ou dois meses antes de sair de férias, comece a elaborar um planejamento que aponte tudo o que precisa ser feito durante a sua ausência e como isso pode acontecer.

Esse primeiro passo é essencial para que seja definido o rumo que sua equipe precisa seguir. Se conseguir estabelecer prazos e datas, melhor ainda.

 

 

Verifique se a equipe precisa de um novo líder

 

Algumas equipes são autossuficientes. Os profissionais podem estar preparados para fazer autogestão, ou seja, cumprir com as metas que foram propostas e manter o ritmo de trabalho mesmo sem a sua presença como liderança.

Caso a equipe seja muito nova ou você não se sinta seguro para deixá-la sem um líder, escolha alguém para substituí-lo.

 

Defina o seu substituto

 

A escolha de um substituto para cuidar da equipe durante a sua ausência deve ser feita de forma consciente e responsável.

O que vale, nessa decisão, é o talento do colaborador para liderar, jamais uma preferência pessoal. O escolhido deve ser capaz de manter a equipe no ritmo de trabalho e responder em seu nome.

 

Prepare a pessoa para substituí-lo

 

Depois de ter escolhido o seu substituto, chegou o momento de preparar essa pessoa para exercer uma grande parte de suas responsabilidades.

Mantenha-a informada sobre sua rotina, compromissos que devem ser seguidos, tarefas obrigatórias que precisam ser realizadas e como ela deve tratar os demais membros da equipe.

O gerenciamento dos colaboradores é importante para que o trabalho possa fluir. Uma das formas mais eficazes de se ter tudo documentado é contando com o auxílio de um software de gestão.

Ele acompanha e checa a presença da equipe, documenta as ausências e os intervalos irregulares, bem como faz o controle do banco de horas do pessoal. Essas informações podem ser consultadas pelos gestores a todo momento e de qualquer lugar.

 

Converse com a equipe

 

Convoque uma reunião com os membros de sua equipe para comunicar o período em que você estará ausente do trabalho.

Aproveite a oportunidade para apresentar o seu substituto temporário e reforçar as responsabilidades de cada um. Deixe também aquele planejamento que citamos no primeiro tópico para eventuais consultas.

 

Deixe um sistema de gerenciamento de tarefas

 

Alguns quadros — eletrônicos ou não — podem servir como ajuda para o seu período de férias. Eles podem apresentar as tarefas que estão sendo feitas no momento e por quem.

Assim, todos sabem o que está acontecendo e podem lembrar uns aos outros. Esse tipo de recurso também facilita o planejamento e a comunicação entre os membros de sua equipe.

 

Estabeleça os canais de ajuda

 

Seu substituto temporário pode não conseguir tomar todas as decisões necessárias, principalmente de última hora.

Para facilitar o trabalho desse profissional, estabeleça canais de ajuda com os líderes de outras equipes ou com a diretoria da empresa. Dessa forma, é possível manter o bom rendimento do time e, ao mesmo tempo, sair de férias com tranquilidade e descansar bastante.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber em seu e-mail todas as novidades postadas no blog!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂