Auditoria empresarial: você sabe o que é e quando contratar?

Cada vez mais as empresas demandam por segurança e transparência no que fazem, assim podem assegurar sua sobrevivência, rentabilidade e melhorar o relacionamento com os acionistas, sócios, fornecedores e clientes. Para tanto, a auditoria empresarial é de grande valor!

Grosso modo, a auditoria consiste no levantamento e na análise de pontos críticos da empresa — por exemplo, tributários, financeiros, legais e outros relacionados à gestão da qualidade — buscando a adequação, a segurança e a transparência dos procedimentos.

Reunimos uma série de informações para você e algumas dicas de quando contratar uma boa auditoria empresarial. Continue a leitura do nosso artigo e confira!

 

Como saber se a empresa precisa de uma auditoria empresarial?

 

Em primeiro lugar, é preciso eliminar a crença de que a auditoria só é necessária quando algo não “cheira bem” — pois ela deve acontecer nos momentos de bonança, quando tudo está em perfeito estado, já que assim é possível garantir a ordem no negócio.

Quanto maior o tamanho da empresa, mais provavelmente ela precisa de uma minuciosa e frequente auditoria dos seus pontos críticos — e isso pode ser feito por profissionais internos, devidamente qualificados, ou externos, os consultores.

Para saber se sua empresa precisa ou não de uma auditoria, reflita se determinada área é suficientemente transparente, clara e segura das informações que possui. Se não, é um forte indício da demanda por uma profunda análise.

Outra dica muito importante é conversar com os colaboradores. Eles, melhor do que ninguém, saberão se os processos estão sendo respeitados, bem como se as demandas burocráticas e legais estão sendo atendidas. Então, inicie o diálogo.

 

Teste gratis pontomais 2019

Quais as vantagens do investimento em auditoria empresarial?

 

Independentemente da área na qual está sendo aplicada, a auditoria promove benefícios significativos para o negócio e seus profissionais. Isso porque, como consequência, influencia na qualidade do que está sendo feito.

Entenda, agora, algumas das principais vantagens desse investimento:

 

  • maior transparência nos trâmites internos;
  • identificação e eliminação de falhas e pontos fracos;
  • otimização do envolvimento com pontos críticos do negócio;
  • criação de controles e relatórios internos eficazes;
  • implementação de boas práticas para o sucesso do negócio.

 

Essas, claro, são apenas algumas das várias vantagens correlacionadas. É preciso, no entanto, que o processo de auditoria seja implementado com seriedade e que todo o time de funcionários esteja comprometido e disposto a trabalhar com sinergia.

 

Quais os principais passos para realizar uma auditoria na empresa?

 

A auditora é um processo e, como todo processo, segue a alguns passos previamente estabelecidos. Ao obedecê-los, torna-se possível obter melhores resultados, evitar erros operacionais e manter a equipe de trabalho satisfeita. Confira os principais:

 

  • identifique a área que será alvo da auditoria;
  • estabeleça se o auditor será interno (funcionário) ou externo (consultor);
  • planeje e levante os pontos críticos para análise;
  • avalie se o status quo está de acordo com o ideal;
  • promova melhorias para eliminar, neutralizar ou corrigir pontos fracos.

 

Como foi possível observar, a consultoria é um processo composto por diversas etapas e que pode gerar bastante trabalho para o gestor da empresa. Todavia, os benefícios são muitos e, sem dúvida, podem gerar vantagem competitiva à companhia.

E aí, gostou do nosso conteúdo e entende quando é a hora de contratar uma auditoria empresarial? Agora, aproveite para continuar aprendendo conosco. Leia nosso artigo “Entenda as mudanças na marcação de ponto após a Reforma Trabalhista”!

 

Teste gratis pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂