6 maneiras de melhorar sua comunicação no mundo dos negócios

Ter uma comunicação interna de qualidade é o primeiro passo para levar sua empresa ao sucesso no mundo dos negócios. Sendo assim, buscar meios de melhorar a comunicação é de grande importância e, ao contrário do que possa parecer, não é tão difícil assim.

 

Para te ajudar, trouxemos no post de hoje 6 maneiras práticas de como você pode fazer isso em sua empresa. Vamos lá?

 

1. Melhore seu vocabulário

 

Cada nicho de mercado tem os termos técnicos, gírias, siglas e jargões característicos. Buscar aprender e aplicar a linguagem comum à sua área de atuação na rotina só faz aumentar sua capacidade de expressão.

 

Para isso, vale fazer pesquisas, ler artigos, recorrer à dicionários de negócios, conversar com outras pessoas da área e qualquer outro método que funcionar para aumentar seu vocabulário.

 

Teste pontomais 2019

 

2. Procure aumentar seus conhecimentos

 

Conhecer o vocabulário é importante, mas não ajuda muito na comunicação se você não tiver o conhecimento necessário. Mas não se engane, muitos anos de experiência não garantem isso. Isso porque o mercado está em constante mudança e a única forma de conseguir acompanhá-lo é se manter informado.

 

Portanto, procure ler muitos materiais sobre o negócio em que você atua, além de assistir a programas, palestras, workshops e o que mais encontrar disponível. Saber das novidades da sua área te fará um especialista nos negócios e trará mais confiança na hora de se comunicar.

 

3. Implemente tecnologias para melhorar a comunicação

 

Para algumas pessoas, é só ouvir a palavra “tecnologia” que elas logo imaginam softwares complicadíssimos e equipamentos difíceis de mexer. Porém não é bem assim. Você pode utilizar a tecnologia a favor da comunicação interna na sua empresa, sem complicação.

 

Instalar chats como o Skype ou o Hangouts, por exemplo, já abrange os canais de comunicação entre os departamentos da empresa, reduzindo a burocracia para se conseguir uma informação. E o melhor: estes são chats tão simples quanto o WhatsApp.

 

4. Faça do feedback uma rotina

 

Para que a comunicação se faça possível, todos na empresa devem ter sua chance de se expressar. O feedback é a ferramenta que permite justamente isso.

 

Elabore reuniões de feedback, para dar e coletar opiniões das pessoas em relação às tarefas, clima organizacional, gestão e o que mais vocês acharem relevante expor. Isso ajuda as pessoas a perderem o medo de falar e faz da comunicação interna algo mais leve.

 

5. Promova a interação entre a equipe

 

Para que a comunicação interna seja eficiente de verdade, é necessário que os colaboradores cultivem um bom relacionamento entre si.

 

Sendo assim, é fundamental que você procure meios de promover a interação da equipe, seja incentivando a cooperação ao invés da competição na execução de tarefas ou criando eventos de confraternização e happy hours.

 

Além, é claro, de não deixar conflitos por resolver, procure sempre esclarecer mal entendidos e trabalhar as relações dos funcionários de modo que o clima organizacional não interfira na comunicação.

 

6. Seja acessível

 

Por último, mas não menos importante, deixe sua porta aberta para conversar e tirar dúvidas a respeito de trabalho.

 

Pode parecer bobagem, mas quando o líder não é acessível aos seus colaboradores, isso pode criar uma barreira hierárquica capaz de comprometer a comunicação interna em um nível que afete a qualidade do trabalho.

 

Traduzindo: ninguém deve sentir medo de falar com o chefe, do contrário, a qualidade do trabalho pode cair por conta de falta de informações e/ou pequenos mal entendidos.

 

Viu como é possível melhorar a comunicação interna da sua empresa? Conta para a gente o que você achou destas dicas aqui nos comentários!

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

 

Teste pontomais 2019