Do jeito que o conhecimento em recursos humanos evoluiu, tanto no ambiente corporativo quanto acadêmico, essa pergunta deveria ser óbvia. No entanto, muitos empreendedores esquecem que funcionários felizes produzem mais e não investem em estratégias de gestão de equipes que incluam a satisfação do colaborador, enxergando-os ainda como custo.

Uma das melhores empresas do mundo para se trabalhar, a Google, tem como base de sua cultura organizacional a valorização das pessoas, priorizando mais a capacidade do que a experiência em si. Para seus gestores, o trabalho deve ser desafiador, e o desafio em si deve ser divertido, uma vez que acreditam que coisas incríveis só acontecem se a cultura possibilitar que aconteçam.

Baseando-se na cultura da empresa Google, separamos sete dicas que deixarão seus colaboradores felizes. Confira!

 

1. Ofereça um ambiente que incentive a conexão

 

Uma das características da arquitetura das empresas da Google é a conexão entre as pessoas que o ambiente proporciona, privilegiando a mobilidade e a integração de espaços. É essencial a compreensão de que o local deve refletir a cultura, sendo inspirador e facilitador.

2. Valorize os diferentes caminhos percorridos

 

Muitas organizações ficam tão congeladas em padrões e perfis de pessoas que esgotam as possibilidades de explorar as mesmas características e habilidades. Se o gestor acreditar, por exemplo, que precisa somente de perfis competitivos, dificilmente conseguirá trabalhar com essas pessoas, pois provavelmente o foco será em apenas se destacar em relação aos demais.

Portanto, aposte na criatividade e siga o exemplo de quem se destaca no mercado mundial há décadas, valorizando os perfis diversos para formar uma equipe de sucesso.

 

3. Respeite a liberdade de cada um

 

Não será por meio da repressão que um líder alcançará bons resultados com sua equipe, tampouco da persuasão, que não produz efeitos duradouros e não é a forma mais adequada de atingir alguém. A palavra de ouro para o trabalho coletivo é a motivação. Profissionais livres em termos de opiniões, acesso a gestores e administração do tempo, produzem mais e com melhor qualidade.

 

4. Aposte na inteligência e na determinação

 

Pessoas inteligentes, que sejam capazes de solucionar problemas rapidamente, de fácil aprendizado ou com facilidade em se relacionar, essas sim são algumas características interessantes. É preciso lembrar que existem diversas formas de manifestar inteligência. O esforço e a determinação contam muito também. Não se limite apenas ao que é valorizado pela maioria, enxergue potenciais mesmo quando ninguém vê.

Como ser um gestor mais transparente

5. Direcione a equipe para resultados

 

O foco em resultados é o diferencial da maneira de trabalhar no mundo contemporâneo. O “como fazer” é importante, pois cria procedimentos internos e enriquece o capital intelectual da empresa. Todavia, o resultado é o objetivo final, logo, não o perca de vista.

 

6. Organize-se e transmita organização para o grupo

 

O tempo é o melhor amigo da produtividade. É preciso se manter em movimento, porém, utilizando o tempo de forma produtiva. Nesse sentido, a organização faz toda a diferença. Invista em ferramentas de comunicação eficientes e deixe informações ao alcance do grupo.

 

7. Alie sempre ética e lucro na gestão de equipes

 

Não vale ter lucro a qualquer custo, isso é uma obrigação moral da empresa para com a sociedade. Dessa forma, a imagem que se passa para a equipe é de que não vale qualquer coisa para obter bons resultados. Jogue limpo e passe esses valores para os colaboradores.

A felicidade de funcionários depende de uma atitude da empresa verdadeiramente preocupada com o seu bem-estar e seu desenvolvimento. A pessoa que visa abrir um negócio não deve ser aquela que quer apenas ficar rica, mas a que deseja fazer a diferença por meio do seu trabalho, desenvolvendo talentos e crescendo junto com eles.

O que você achou dessas dicas sobre gestão de equipes? Conte-nos o que você pretende fazer para deixar sua equipe mais feliz, então, comentando nesse post!