Entenda como tomar decisões assertivas para o sucesso de um negócio

Tomar decisões na empresa é algo natural. Todos os dias, escolhe-se um funcionário para ir ao banco, uma estratégia a adotar, o preço dos produtos, etc. As escolhas têm maior ou menor importância, mas todas influenciam no sucesso do negócio.

Por isso, é preciso tomar decisões certas, que agreguem competitividade e potencializem o crescimento. Isso requer, por exemplo, um bom plano, indicadores de desempenho e inteligência contextual. Continue lendo e entenda como tomar decisões na empresa.

 

Tenha bons indicadores de desempenho

 

Os indicadores mostram o que tem dado certo ou errado, o que facilita a interpretação dos dados e a tomada de decisões. São muitos os indicadores, como o nível de satisfação dos clientes ou o turnover, então é preciso acompanhar os que mais importam para o seu negócio.

Alguns gestores ainda têm dúvidas de como acompanhar os indicadores. Isso é feito com a ajuda de pesquisas, cálculos específicos ou um bom software de gestão. Imagine que deseja mensurar a assiduidade dos funcionários, nesse caso, basta contar com um bom sistema de gestão de ponto.

 

indicadores pontomais 2019

 

Desenvolva sua inteligência contextual

 

É claro que nem toda decisão pode ser minuciosamente calculada. Algumas, na verdade, são uma verdadeira corrida contra o tempo. Nesse caso, é preciso agir mesmo com poucas informações, até para que as boas oportunidades não sejam perdidas.

Entretanto, mesmo nesses casos, a assertividade não depende de sorte. É preciso desenvolver o que os psicólogos chamam de inteligência contextual, ou seja, tomar decisões de forma quase que intuitiva sem muitas informações. Isso tem mais a ver com o feeling do que com o Q.I. propriamente dito, e pode ser desenvolvido com a prática.

 

Conte bom um plano bem definido

 

Para decisões mais complexas e de longo prazo, em que há tempo para considerar os prós e contras, é preciso criar um bom plano. Ele servirá como uma bússola: indicando o caminho a ser seguido. Para tanto, uma ótima ferramenta é o 5W2H, um acrônimo de 7 perguntas, em inglês, que devem ser consideradas. Confira:

 

  • 5W: what (o que será feito?) – why (por que será feito?) – where (onde será feito?) – when (quando?) – who (por quem será feito?);
  • 2H: how (como será feito?) – how much (quanto vai custar?).

Elimine barreiras que impedem a assertividade

 

Existem alguns obstáculos que tornam a visão do gestor mais turva, isto é, são barreiras para ações mais assertivas. Como exemplo, é possível falar da falta de integração entre os sistemas, falta de diálogo no ambiente de trabalho e de painéis de controle (dashboard).

Esses problemas devem ser eliminados o mais rápido possível. Se o problema é a falta de comunicação, por exemplo, faz-se necessário a implementação de novos canais, como murais de recados ou aplicativos mobile. Reflita sobre as barreiras que existem em seu negócio.

 

Conte com a ajuda da equipe de trabalho

 

Para algumas decisões, especialmente aquelas que demandam criatividade, é crucial envolver a equipe de trabalho. Lembre-se sempre de que ‘’varias cabeças pensam melhor do que uma’’. Nesse caso, uma ótima solução são as reuniões de brainstorming, que buscam fazer com que seus participantes pensem ‘’fora da caixa’’ e encontrem soluções criativas para as adversidades.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Use nossas dicas para tomar decisões na empresa de forma assertiva. Assim, poderá otimizar os resultados alcançados e colocar todo o negócio na rota certa para o sucesso.

Gostou do conteúdo? Agora, continue aprendendo. Veja como organizar corretamente as despesas e investimentos da empresa. Vamos lá!

 

teste pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Sendo assim, a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂