Descubra como programas de incentivo podem engajar sua equipe

O que torna uma equipe motivada? Quais programas de incentivo para engajar a equipe podem ser adotados a fim de alcançar um melhor desempenho e, consequentemente, uma maior produtividade? Dúvidas como essas são comuns no dia a dia de gestores que acabam recorrendo às práticas de curta duração, mas que não vão engajar a equipe.

Quanto mais a empresa investe no desenvolvimento dos seus funcionários, maiores as chances de aumentar a motivação da força de trabalho e, consequentemente, os resultados.

Vejamos a importância de adotar algumas estratégias de engajamento e qual o impacto nos resultados da empresa. Acompanhe!

 

Maior produtividade

 

Equipe motivada produz mais e, principalmente, produz com qualidade. No entanto, encontrar e reter talentos nem sempre é uma questão fácil e exige do gestor um bom planejamento e estratégias de motivação para incentivar a equipe.

Promoções, benefícios, recompensas financeiras são algumas das ações que podem ser utilizadas como programas de incentivo para engajar a equipe.

Muitas empresas já utilizam destas estratégias para manter a produtividade e a motivação dos funcionários como, por exemplo, o Google, que é conhecido mundialmente por disponibilizar um ambiente de trabalho dinâmico e flexível aos seus colaboradores.

Dentre as regalias oferecidas pelo maior site de pesquisa do mundo se destacam almoço e jantares gratuitos, cursos pagos, serviços médicos, entre outros.

 

Pontomais 2019

 

Retenção de talentos

 

Manter os funcionários motivados é essencial, afinal, quem faz a empresa decolar é a equipe que está na linha de frente e tem contato direto com o cliente.

No entanto, muitos empreendedores não sabem aplicar ou desconhecem estratégias e práticas de motivação no dia a dia dos colaboradores e recorrem a ações de curta duração que não vão engajar a equipe.

O gestor precisa adotar um plano de retenção de talentos que possa manter os melhores funcionários na empresa. Isso porque a implantação de programas de incentivo para engajar a equipe proporciona um diferencial importantíssimo: prosseguir com os melhores talentos custa menos do que contratar outros profissionais.

É preciso criar programas de recompensas que possam suprir os objetivos dos bons profissionais. Geralmente, funcionários que mantêm um bom desempenho e efetivamente vestem a camisa da empresa têm metas de carreira muito bem definidas. Assim, esses programas podem oferecer formas para que ele possa evoluir dentro da companhia.

Uma empresa que se destaca na retenção de talentos é a Deloitte, empresa de prestação de serviços de auditoria, consultoria fiscal, consultoria e corporate finance. A companhia concede diversos benefícios para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários como, por exemplo:

 

  • ajuda de custo para fazer um curso superior,
  • subsídio de saúde e fitness;
  • ​programa sabático de 1 mês, podendo ser requisitado a qualquer hora e sem justificar o motivo.

 

Outra empresa de consultoria multinacional que se destaca é a BCG – The Boston Consulting Group. A companhia oferece horários flexíveis, programas sabáticos pagos e o melhor, quando os gestores percebem que o funcionário está trabalhando além das suas possibilidades, obrigam-nos a trabalhar menos. Fantástico, não é?

 

Alcance de metas

 

Faz parte das estratégias de toda empresa querer buscar sempre mais para superar suas metas e alcançar resultado cada vez maiores e melhores. E é aí que muitos empreendedores acabam errando.

Ao estabelecer programas de incentivo para engajar a equipe acabam definindo objetivos inalcançáveis e levando a um efeito oposto do esperado: a equipe se sentirá desmotivada devido à dificuldade de alcançar o que foi determinado.

A ideia de estabelecer programas de incentivo aos funcionários é oferecer um ambiente de trabalho adequado, com as ferramentas necessárias para o desempenho das tarefas e que, ao realizar um trabalho, ele se sinta motivado a buscar continuamente a melhoria.

Por exemplo, é preciso que o gestor tenha em mente uma proporção entre meta e recompensa. Como assim? A bonificação oferecida para a equipe deve ser proporcional ao grau de dificuldade que está por trás do processo.

Além disso, ao estabelecer estratégias, o empreendedor deve ficar atento às possibilidades da empresa. De nada adianta fazer promessas que não poderão ser cumpridas. É fundamental que haja um planejamento antes de dispor de um programa de benefícios.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre programas de incentivo para a equipe? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude outros interessados!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada com mais de 5000 empresas e 100.000 usuários em toda América Latina. Com uma plataforma simples, econômica e segura, fornece uma solução moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

 

Pontomais 2019