Aprenda como usar o tempo ao seu favor: Veja dicas

Hoje nós vamos conversar sobre gestão de tempo. Usar o tempo ao seu favor é o ato ou processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo que gastamos com determinadas atividades. O objetivo do gerenciamento do tempo visa aumentar a efetividade, eficiência e produtividade dos nossos afazeres.

Você notou a relação existente entre gerir o tempo e obter bons resultados? Esse tipo de gestão faz com que consigamos alcançar os objetivos que traçamos na vida pessoal e profissional. Como, em algumas ocasiões, não conseguimos lidar de uma forma melhor com o planejamento, ou a falta dele, acabamos falhando.

Aprenda com nossas dicas a usar o tempo ao seu favor, fazendo a gestão do tempo e obtendo cada vez mais os melhores resultados para o seu negócio.

 

Classifique o que é importante e o que é urgente

 

O primeiro ponto que iremos abordar é a classificação das atividades e tarefas que você que cumprir ao longo do dia. A não classificação delas provoca uma imensa bagunça em nossa rotina, pois às vezes priorizamos o que não é importante e acabamos com uma pilha de trabalho urgente para fazer depois.

Sendo assim, classifique o que tiver para fazer em: importante, urgente e baixa prioridade. O que for urgente deve ser priorizado. Na sequência, atue em cima das tarefas importantes e, por fim, trabalhe naquelas que têm baixa prioridade. O objetivo, aqui, é não deixar que as tarefas importantes se transformem em urgentes.

 

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Estabeleça objetivos, metas e um plano de ação

 

Para que a classificação estabelecida acima funcione plenamente, precisamos organizar os seus objetivos e metas em um plano de ação. Comece definindo quais são os seus objetivos em relação à companhia. Se quiser, pode incluir aqueles objetivos pessoais que contribuem com um melhor desempenho no trabalho.

Depois de definir os objetivos, pense nos meios que o levarão a alcançá-los. Esses meios são conhecidos como metas, ou seja, o passo a passo rumo à conquista deles. As metas ajudam a esclarecer os mecanismos que serão utilizados ao longo de sua jornada. Pegue as metas e os objetivos e coloque em um plano de ação. Acompanhe-o frequentemente.

 

Monte um cronograma para a sua semana

 

A sua memória pode ser incrível, mas ela não tem o mesmo poder de um cronograma. Às vezes a mente nos leva à distração, o que pode resultar em procrastinação. Monte um cronograma para a sua semana e nele coloque todas as atividades que precisam ser executadas. Deixe-o em um local visível para que você consiga lembrar de cada tarefa frequentemente.

 

Calcule, priorize e seja rigoroso com os prazos

 

O funcionamento do seu cronograma depende do cálculo de tempo que você deve fazer e que determinará a quantidade de minutos ou horas dispensados para cada uma das tarefas ou atividades. Não esqueça de priorizar aquelas que estão classificadas como urgentes ou importantes.

Para evitar a procrastinação e usar o tempo ao seu favor, seja rigoroso com os prazos estabelecidos. Quando iniciar uma atividade, faça de tudo para não interromper. Trabalhe com foco e engajamento para cumprir as metas e fazer com que os objetivos sejam, dia após dia, mais tangíveis.

 

Faça intervalos estratégicos

 

A gestão de tempo não significa apenas sentar em uma cadeira e trabalhar ininterruptamente. Você não precisa ser um workaholic para conseguir estar em dia com os seus compromissos. No intervalo entre uma tarefa e outra, faça pausas estratégicas. Aproveite para levantar, tomar um café e refrescar a mente. Na sequência, volte a trabalhar.

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