O controle eficiente de entrada e saída dos colaboradores é um desafio constante para as empresas. Um erro nesse processo prejudica o funcionário. Pode gerar inúmeros problemas para a companhia — como pagamentos indevidos e ações judiciais. Por isso, é necessário buscar soluções de ponto para RH que possam melhorar esse acompanhamento.

Muitas empresas ainda adotam o controle manual, em que o colaborador anota em uma folha própria os horários diários de chegada e saída. Porém, esse sistema oferece um controle limitado e pode ser facilmente burlado. Dessa forma, o ponto eletrônico ou digital é um mecanismo mais seguro para contratante e para o contrato, além de ser mais eficiente.

Neste artigo, vamos apresentar 3 soluções de ponto para RH que podem ser adotadas na sua empresa. Quer saber mais? Então, acompanhe os próximos parágrafos!

1. Biometria

Esse sistema faz o controle de entrada e saída por meio de um leitor de impressão digital (leitor biométrico). Dessa forma, o colaborador, ao chegar no trabalho, insere o dedo no aparelho. O leitor que fará o registro com a data e horário de início do expediente. Na hora de ir embora, basta repetir o procedimento. Os dados são armazenados no sistema e o funcionário recebe um comprovante.

Com esse mecanismo, as chances de acontecer alguma fraude são menores, o que aumenta a segurança tanto para a empresa quanto para o empregado. Além disso, há sistemas mais modernos que também contam com leitores de impressão digital portáteis, permitindo o registro de ponto de funcionários que estão em viagem.

 

 

2. Código de barras

Outra solução que pode facilitar a gestão de ponto são os códigos de barras. Nesse sistema, o colaborador recebe um cartão individual, e as suas informações são inseridas nos códigos de barra. Dessa forma, ao chegar ao local de trabalho, basta fazer a leitura desse cartão para registrar a entrada — o mesmo deve ser feito na hora de ir embora.

Em cada leitura, as informações são lançadas em um sistema, e o funcionário recebe um comprovante impresso. Por outro lado, os cartões estão sujeitos a avarias e desgastes, o que pode impedir o seu correto funcionamento — obrigando a empresa a fazer substituições ou digitar manualmente os números de cada código de barra.

3. Aplicativo de marcação digital

Essa é a opção mais recente da lista e uma novidade no mercado. Com o aplicativo de marcação digital, o controle de ponto é feito de maneira digital e eletrônica, facilitando os processos de acompanhamento e verificação das entradas e saídas de funcionários.

Esse sistema pode utilizar computadores, smartphones e tablets como sistema de pontos, eliminando a necessidade de comprar um relógio ou aparelho específico para isso.

Diversas ações são essenciais para que as empresas possam alcançar bons resultados. Entre elas, a inovação tecnológica é uma das mais importantes por apresentar alternativas para tornar os processos mais eficientes — como as soluções de ponto para RH mostradas ao longo deste artigo. Portanto, fique atento às novidades do mercado e invista nos melhores recursos para o seu negócio.

Gostou deste artigo sobre soluções de ponto para RH? Então, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes!

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂