Em tempos de crise no cenário econômico do país, economizar e reduzir despesas é fundamental para o sucesso dos negócios. Afinal, não podemos desperdiçar recursos, como dinheiro, tempo e energia, certo? É exatamente por essa razão que um controle de ponto digital é fundamental para o êxito de pequenas e médias empresas.

Além disso, ele ainda garante a segurança das relações de trabalho, tanto para as organizações quanto para os funcionários. Nesse cenário, a tecnologia chegou para ficar. Quer saber mais sobre controle de ponto digital? Então continue a leitura!

 

O que é o controle de ponto digital?

 

O controle de ponto digital é uma importante forma de melhorar o controle de frequência dos colaboradores. No ponto digital, são utilizadas tecnologias de ponto (relógio-ponto e softwares) que substituem o registro de ponto feito de forma mecânica e, até mesmo, manual.

O principal benefício do ponto digital é a eficiência entregue no cadastramento de informações relacionadas à prestação do serviço, de forma a superar os métodos manuais e mecânicos. Dessa forma, o ponto digital traz mais confiabilidade e eficiência aos processos de RH.

 

Qual a importância do controle de ponto digital para pequenas e médias empresas?

 

É importante ter um controle adequado do horário de trabalho dos seus colaboradores para evitar prejuízos e manter a conformidade com as Portarias 1.510 e 373 do Ministério do Trabalho, que dizem respeito ao controle de jornada de trabalho.

Apesar de essa legislação não exigir a adoção de procedimentos especiais para estabelecimentos de até 10 colaboradores, é importante manter um controle rígido para proteger tanto a empresa quanto os funcionários, e a responsabilidade da fiscalização, bem como o controle da frequência do funcionário, é do empregador, conforme o art. 74, § 2º, da CLT.

 

Como o controle de ponto ajuda a poupar tempo e dinheiro, além de evitar problemas para a sua empresa?

 

O empresário que consegue otimizar seus processos gerenciais conquista mais tempo e pode investir energia — e dinheiro — na busca por diferenciais competitivos.

Com o controle do ponto digital, é possível economizar com o pagamento de horas, já que esse dispositivo, além de fazer o registro do ponto e emitir um comprovante, faz a contabilidade das horas trabalhadas. Isso torna o processo menos operacional, e o setor de RH terá mais tempo para se dedicar às questões mais relevantes para o negócio.

A outra grande vantagem é a segurança que o ponto digital oferece para a empresa, já que ele restringe a entrada de profissionais não cadastrados no sistema. Isso evita o acesso de pessoas indesejadas ou que apresentem algum risco.

Como podemos perceber, o controle do ponto digital traz muitas facilidades, pois além de reduzir custos, ele ainda fornece informações mais elaboradas e precisas, que darão a você maior oportunidade de gerenciamento do quadro de funcionários. E, além disso, por que você vai perder horas e recursos se a tecnologia pode ajudá-lo a fazer mais em menos tempo?

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂