CONTRATE AGORA EXPERIMENTE GRÁTIS

Controle de caixa: aprenda o que é e como fazer em sua empresa

Todo mês é a mesma rotina: contas a pagar, contas a receber e a necessidade de deixar essa equação equilibrada. Afinal, se sair mais dinheiro do que entra, é sinal de que os negócios não vão bem e a sua empresa pode estar ameaçada. A melhor forma de coordenar as suas finanças é manter um controle de caixa eficiente.

Para que você saiba o que é um controle de caixa eficaz e como você pode fazê-lo, preparamos este artigo! Acompanhe os próximos parágrafos e fique por dentro do assunto!

 

No que consiste o controle de caixa, afinal?

 

O controle de caixa é um processo que permite que você acompanhe as movimentações financeiras da sua empresa e consiga ter uma visão mais ampla da saúde do negócio. A partir dessas informações, é possível entender de onde vem a sua receita e para onde vai esse dinheiro — permitindo traçar estratégias que otimizem a sua companhia.

O controle de caixa pode ser usado de diversas maneiras, veja:

 

  • gerenciamento de gastos — identificar os custos necessários e readequar as suas planilhas;
  • controle financeiro — saber exatamente onde gasta recursos e de onde vem o dinheiro;
  • planejamento financeiro — prever receitas e despesas à partir do histórico financeiro;
  • auxiliar tomada de decisão — escolher os melhores caminhos por meio das informações de caixa.

Pontomais 2019

Como fazer um bom controle de caixa?

 

1. Defina o período de análise

 

O primeiro passo é determinar um período de análise do seu fluxo de caixa — que pode ser feito mensalmente, semestralmente ou anualmente. Mas é importante não realizar em períodos muito curtos, pois não gera dados suficientes; e nem em espaços muito longos, pois dificulta a análise.

 

2. Descubra como fazer o controle de contas a pagar

 

Registre tudo o que tem que ser pago dentro do período. Lembre-se de que todas as empresas têm contas fixas — como aluguel, água, energia elétrica, internet, telefone, fornecedores etc. — e contas variáveis, como investimentos, reparos, dentre outros. Desse modo, separe as suas contas e registre-as de maneira detalhada.

 

3. Veja como pode ser efetuado o controle de contas a receber

 

Não é todo mundo que leva em consideração o contas a receber no controle de caixa — e isso prejudica a análise de informações. Portanto, registre tudo o que tem para entrar no período. Assim, você conseguirá ter uma noção dos seus rendimentos, das possibilidades de investimentos e do desempenho do negócio.

 

4. Entenda qual é o impacto na otimização de caixa

 

Com as informações reunidas, você consegue determinar de onde vem a sua receita e o que está sendo feito com o seu capital. Assim, é possível verificar contas que podem ser reduzidas ou até mesmo cortadas, tornando a sua companhia mais enxuta, rentável e lucrativa.

Além disso, tendo maior controle de seus recursos, é possível planejar alternativas para aumentar a receita, expandir o negócio e ganhar mais espaço de mercado. Com isso, a sua empresa se verá fortalecida e as possibilidades de crescimento serão potencializadas — e tudo acontecerá de maneira planejada e ordenada.

Pronto! Agora você já sabe como montar o controle de caixa da sua empresa: não perca tempo e comece agora mesmo! Essa é a oportunidade de melhorar ainda mais o seu negócio.

Gostou deste artigo sobre controle de caixa? Então, assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes como este diretamente na sua caixa de entrada!

 

Pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

 


Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

 

WhatsApp Logo

Privacy Preference Center