4 ferramentas para desenvolver a criatividade da equipe

Ser criativo é uma das habilidades mais desejadas entre os funcionários, no entanto, você sabe como desenvolver a criatividade entre os membros da sua equipe? Todo líder espera grandes ideias dos seus liderados, mas nem sempre elas vêm. Isso pode ser resultado do seu modelo de gestão ou da falta de estímulo às ideias novas.

A forma como você conduz sua equipe influencia na criatividade dela e, em muitos casos, faltam ferramentas que estimulem o processo criativo. Por esse motivo, elaboramos uma lista que fala sobre como desenvolver a criatividade da equipe. Continue a leitura e confira 4 ferramentas eficazes!

 

1. Conceptboard

 

Conceptboard é aquele quadro branco onde colocamos todas as referências em que baseiam nossas ideias, sabe? Se a sua equipe de trabalho precisa desenvolver um novo produto, por exemplo, essa ferramenta contribui como um espaço para que os elementos que fazem parte da ideia sejam agrupados.

Ela permite criar conceitos, fazer observações e até gerenciar o projeto. Cada um pode contribuir com uma ou mais referências, formando a base para que o produto seja criado. Isso permite que todos visualizem a criação de um conceito desde o início — algo que estimula a participação da equipe.

 

Acesse pontomais 2019

 

2. Brainstorming

 

É uma metodologia criada pelo publicitário estadunidense Alex Osborn muito usada em ambientes criativos, como as agências de publicidade. Essa palavra pode ser traduzida para “tempestade de ideias”, e funciona a partir de uma reunião entre os envolvidos com um determinado trabalho que precisa de uma solução criativa.

O problema precisa ser explicado para todos e cada participante da reunião anota suas ideias. Posteriormente, todos apresentam ao grupo — sem críticas. O objetivo é mostrar o que vem à cabeça combinando soluções parecidas e, por meio de um grande volume de ideias, encontrar a melhor para o problema.

 

3. MindMeister

 

MindMeister é um software colaborativo que serve para gerenciar mapas mentais — diagramas que permitem a memorização, organização e representação de uma ideia ou informação. Seu objetivo é facilitar os processos de aprendizagem, administração e planejamento de uma empresa ou organização.

Esse editor de mapa mental é usado para brainstorming, anotações, planejamento de projetos e outras tarefas criativas.

Não existe a necessidade de baixar uma versão do programa para o seu computado ou dispositivo. Tudo fica na nuvem! Compartilhe suas ideias e interaja com todos.

 

4. Mural

 

Mural é outra ferramenta que você pode usar para desenvolver a criatividade da equipe. Ele funciona como um mural gigantesco que é virtual. Nele, arquivos, links, documentos e anotações são colocados para reunir todas as ideias e referências possíveis para a solução de um problema.

Essa ferramenta é colaborativa, ou seja, permite que sua equipe participe e contribua com ideias. Dessa forma, ao visualizar todas as informações em um único lugar, torna-se mais fácil contribuir com o desenvolvimento de soluções inovadoras. E, como esse software é simples, basta enviar um convite por e-mail para que os demais participem.

Agora você sabe como desenvolver a criatividade da equipe. Use essas ferramentas e metodologias com os seus funcionários, deixando-os livres para que encontrem as soluções mais criativas para os problemas do dia a dia do seu negócio.

E por falar em ferramentas, conheça 5 vantagens de um controle de ponto terceirizado e otimize o trabalho de RH da empresa. Até a próxima!

 

Testes gratis pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂