Gestão + Inovação = Sucesso garantido

É cada vez maior o impacto da inovação para empresas de sucesso, seja qual for o tamanho do negócio, tanto faz se pequeno, médio, ou grande. Esse processo se tornou um diferencial competitivo gigantesco, afinal, é só inovando que a gente consegue se manter à frente da concorrência.

Contudo, muitos empreendedores se sentem perdidos nesse assunto. O que é inovação? Quais os impactos que ela causa nas organizações? Entenda estas e outras questões seguindo na leitura!

 

A inovação no mundo das empresas

 

O tema “inovação” nunca esteve tão em alta, seja em meios de pesquisa, seja no mundo de trabalho. Inovar significa explorar novas ideias de um jeito diferente e bem-sucedido. Ou, ainda, passar  pensamentos criativos da cabeça para a prática, gerando mais lucros para o empreendimento.

É preciso entender que inovação e criatividade não são a mesma coisa. A criatividade está só no pensamento, e muitas pessoas são excelentes nisso. A inovação, por outro lado, exige também a ação: não é possível ficar apenas pensando. Inovar é colocar as ideias para trabalhar.

 

Os principais níveis de inovação

 

Muitas pessoas pensam que apenas gigantes do mercado conseguem inovar, com setores específicos de planejamento e desenvolvimento de produtos (P&D). Mas é errado pensar assim. Existem diferentes níveis de inovação. São eles: emergente e disruptivo.

O nível disruptivo é aquele em que se constrói algo do zero. Ou seja, é a fase em que um produto, processo ou modelo de negócios nunca visto antes ganha vida. É uma etapa mais demorada e que, geralmente, exige bastante investimento em dinheiro.

Porém, há também as inovações emergentes, ou incrementais. Elas não criam algo do zero, mas garantem que o que já existe seja melhorado. Pense no setor automotivo: todos os anos, novos carros são lançados, mas pequenas mudanças (design, freios, painel, etc.) são vistas. São mudanças passo a passo, incrementais.

Todo gestor pode — e deve — inovar em seu negócio, ainda que incrementando. É necessário focar na melhoria dos processos, como a gestão online do ponto. Ou seja, é muito importante aperfeiçoar fatores que potencializem os resultados da companhia para que ela cresça lado a lado com a inovação.

 

Pontomais 2019

 

O papel da inovação em empresas de sucesso

 

Pare e pense sobre as empresas que você considera as mais inovadoras do mundo. É provável que tenha se lembrado de nomes famosos, como Amazon, M3 e Google. Todas também são muito rentáveis, valendo bilhões. Mas qual a razão de elas serem bem-sucedidas? O que há por trás da inovação?

Bem, quando uma empresa deixa de inovar, é ultrapassada pelos concorrentes. Isso gera perda de mercado e, por consequência, sua falência. Por isso, é possível afirmar que a prática da inovação anda de mãos dadas com a longevidade no mundo dos negócios.

As empresas inovadoras também são aquelas que mais ouvem as opiniões dos seus públicos (internos e externos), utilizando as informações como base para as mudanças. É por isso que negócios inovadores também possuem clientes mais felizes e fiéis.

Existem muitos outros motivos pelos quais companhias inovadoras são tão bem-sucedidas. Elas criam um grande capital intelectual, conversam bem com seus funcionários e enxergam problemas como oportunidades.

 

Pontomais 2019

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI.
Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂