É de suma importância identificar e acompanhar os indicadores de rentabilidade e lucratividade da empresa — já que, assim, é possível saber se o negócio é saudável ou se precisa de novos investimento para se manter ativo. A questão é: quais indicadores levantar?

São muitos os indícios que abordam esses critérios dentro de uma empresa, como o percentual de lucratividade, a taxa de liquidez e o nível de crescimento mensal. Ao acompanhá-los, você terá informações suficientes para agir estrategicamente.

Pensando na importância do assunto, elaboramos este artigo. Com ele, você entenderá mais sobre os principais indicadores e como acompanhá-los na prática. Boa leitura!

 

Qual a diferença entre rentabilidade e lucratividade?

 

 

Em primeiro lugar, vamos entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade.

A rentabilidade indica o retorno do capital financeiro sobre o patrimônio líquido, isto é, o que os sócios investiram na empresa — ou, em outras palavras, quanto se ganhou para cada real investido. Seu cálculo é simples, confira:

  • rentabilidade = lucro líquido / patrimônio líquido x 100

A lucratividade, por sua vez, indica o ganho sobre o trabalho da empresa. Para identificar o lucro, é preciso deduzir todos os custos e despesas das entradas financeiras em determinado período. O cálculo desse percentual também é bastante simples, basta usar a seguinte fórmula:

  • lucratividade (%) = lucro líquido / receita total x 100

Quanto maior o percentual de rentabilidade e de lucratividade, melhor para o negócio, para os sócios e para os próprios funcionários, pois indica crescimento e sucesso empresarial.

 

Quais outros indicadores de rentabilidade e lucratividade medir?

 

Além dos indicadores já citados, existem outros que podem apontar um melhor desempenho financeiro da empresa, veja quais são:

  1. percentual de crescimento — relação entre a receita obtida em períodos diferentes;
  2. retorno sobre o investimento (ROI) — potencial de retorno de um investimento;
  3. índice de liquidez do negócio — relação entre ativos e passivos de curto prazo;
  4. margem de lucro dos produtos comercializados.
Esses indicadores devem ser levantados com recorrência dentro das empresas, já que, assim, será possível verificar o que tem dado certo e o que precisa de ajustes.

Como melhorar a lucratividade do negócio?

 

Uma grande dúvida é: como melhorar a performance financeira? Há algumas maneiras de fazer isso, como reduzir custos que sobrecarregam o negócio. Afinal, quando existem custos muito elevados, a rentabilidade e a lucratividade são menores.

Outra possibilidade é aumentar a eficiência operacional, isto é, produzir mais com a mesma base de recursos e custos. Quando a equipe é presente e está comprometida, a eficiência operacional tende a ser muito maior. Então, não deixe de contar com um software de controle de ponto online para monitorar a assiduidade dos funcionários, além de desenvolver outras ações para garantir o comprometimento.

Por fim, para melhorar a rentabilidade e a lucratividade, é preciso ter bons planejamentos financeiro e estratégico. Para isso, estabeleça metas para o curto, o médio e o longo prazo, depois defina as maneiras pelas quais esses resultados serão atingidos.

Como é possível observar, não é difícil levantar os indicadores de rentabilidade e lucratividade do negócio, basta ter os dados certos em mãos. Como resultado, você terá uma visão mais abrangente do negócio e poderá atuar de modo estratégico.

Gostou do nosso artigo? Agora, aproveite a visita e conheça os principais indicadores de desempenho para o RH. Vamos lá!

 

 

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