Por que a felicidade e satisfação dos funcionários são importantes?

A felicidade e a satisfação dos funcionários tem se tornado cada vez mais uma preocupação para as organizações.Isso é devido à sua importância para a obtenção do diferencial competitivo e no crescimento da empresa.

A motivação é a base para a felicidade e satisfação do funcionário em seu ambiente de trabalho. Ela afeta diretamente a sua vida pessoal. Assim, quando a empresa investe seu tempo e recursos para proporcionar a satisfação de seus colaboradores, ela obtém retorno em curto prazo e consegue reter seus talentos.

Você sabe de quais outras maneiras a empresa pode se beneficiar da satisfação dos funcionários? Continue a leitura e descubra!

Aumento da Produtividade

Funcionários felizes com a empresa se empenham mais para realizar o seu trabalho e buscam também o seu próprio crescimento.

Assim, a energia que um colaborador motivado se transmite para o ambiente no qual está inserido e ajuda no crescimento dos demais trabalhadores, fazendo com que a empresa obtenha melhores resultados por meio do aumento da produtividade.

ebook-gestao-de-tempo

 

Redução de Custos e do Turnover

Quando os colaboradores estão satisfeitos com a empresa e seu trabalho, dificilmente vão optar por trabalhar na concorrência. Essa retenção criada pela motivação implica na redução do turnover e traz crescimento por meio da redução de custos.

O turnover gera custos nos desligamentos, processos de recrutamento e seleção, admissão, treinamentos e de integração. Por isso, prefira investir na felicidade e satisfação dos funcionários. Dessa forma, não tendo tantos custos como os citados acima e para não perder os talentos de sua equipe.

Colaboradores Mais Engajados

Os investimentos da empresa em seu capital humano, quando bem realizados, criam nos colaboradores a responsabilidade de dar retorno sobre o investimento feito. Esses planos de motivação também demonstram respeito pelos colaboradores e reconhecimento da importância dos recursos humanos para a empresa.

Dessa forma, os colaboradores se sentem mais envolvidos e dispostos a executarem bem o seu trabalho. Rendendo bons resultados para a organização.

Melhor Clima Organizacional

O clima organizacional pode ser entendido como a satisfação do colaborador com o ambiente em que está inserido e com o relacionamento com os demais colegas de trabalho. Os profissionais passam boa parte do seu dia dentro da empresa.

E assim, precisam se sentir à vontade e seguros nesse ambiente para conseguir trazer bons resultados. O bom clima organizacional colabora para o engajamento dos funcionários, para o trabalho em equipe, conduta ética, maior motivação e diminui o desgaste.

Maior Qualidade Operacional

Funcionários motivados e satisfeitos com a empresa tendem a buscar seu próprio crescimento. Seja por meio de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento. Isso faz com que o profissional se torne mais apto e criativo para desempenhar seu trabalho.

Essa capacitação permite, também, que o colaborador melhore seu atendimento ao cliente, pois diminui os erros na execução do trabalho e apresenta um desempenho acima dos funcionários desmotivados. Como visto, as organizações podem se beneficiar com a felicidade e satisfação dos funcionários de diversas maneiras.

As ações de motivação e retenção dos colaboradores requerem mais investimento de tempo dos gestores do que de investimento financeiro. Ou seja, trazem um grande retorno para os resultados da empresa e o melhor: grande parte das ações não implica em gastos.

Podemos citar como exemplos de ações que visam a satisfação do colaborador: feedback regular, comunicação interna eficiente, benefícios atrativos, salários compatíveis com o mercado, recompensas pelos bons resultados, treinamentos, etc.

Está disposto a investir na felicidade e satisfação dos seus funcionários para colher bons resultados? Então comece agir agora mesmo!

Imagem padrão
admin