Você realmente quer conquistar funcionários motivados?

Manter os funcionários motivados é um desafio da atual gestão de pessoas, que tem se tornado cada vez mais difícil diante de uma geração de trabalhadores que possuem uma rotina cansativa. Uma equipe animada e engajada afeta positivamente o clima organizacional como um todo, trazendo maior produtividade e melhores resultados para a empresa.

A motivação deve ser buscada por todos os gestores da organização em conjunto com o setor de recursos humanos para que atinja resultados expressivos. Neste post você encontrará dicas de como motivar funcionários de forma eficiente. Confira!

 

1. Não se esqueça dos feedbacks

 

Os feedbacks devem ser realizados sempre pelos gestores para motivar os funcionários e proporcionar a eles um crescimento. Contudo, fique atento a alguns cuidados para realizá-los da maneira correta:

 

  • dê o feedback individualmente para não deixar o funcionário constrangido, apresentando-o de maneira construtiva;
  • realize com frequência e monitore o progresso do colaborador;
  • seja empático, se adaptando a cada pessoa
  • elogie quando o funcionário tiver êxito em suas tarefas.

2. Estimule a valorize a participação dos colaboradores

 

Quando o gestor dá abertura para os funcionários participarem das decisões da empresa, eles se sentem mais motivados e valorizados. Estimule-os a terem ideias e soluções para os desafios encontrados, mesmo que não tenha aplicação imediata, funcionarios motivados são a chave para uma empresa de sucesso.

O objetivo é criar um ambiente mais agradável e propício ao desenvolvimento da empresa e dos colaboradores.

 

Baixe pontomais 2019

3. Crie um ambiente confortável

 

Os colaboradores passam uma grande parte do seu dia no ambiente de trabalho, necessitando de um local agradável e confortável para tornar essa jornada menos cansativa.

Evite regras que limitem excessivamente suas atitudes, mantenha os equipamentos funcionando corretamente e proporcione os recursos necessários para realizarem o trabalho.

 

4. Estabeleça metas

 

Procure conhecer bem os integrantes de sua equipe antes de estabelecer as metas. Com base nos objetivos pessoais e profissionais de cada um e suas habilidades. Mostre a eles como o esforço e bom desempenho dentro da empresa ajuda a realizar seus planos. Um funcionário bem dirigido é um funcionário motivado e engajado com o resultado da empresa.

Dessa forma, os colaboradores estarão motivados a empenhar-se em suas atividades, o que contribuirá diretamente com os resultados da organização.

 

Leia nosso artigo sobre Felicidade e Satisfação dos colaboradores: https://pontomais.com.br/blog/felicidade-e-satisfacao-dos-funcionarios/

5. Aproxime a equipe

 

Crie práticas que aproximem as pessoas de sua equipe para obter um time mais unido. Essa atividade demanda um gasto por parte da empresa, que normalmente é pequeno, mas traz excelentes resultados para a motivação dos funcionários e para o clima organizacional.

Você pode, por exemplo, fazer um café da manhã no fim do mês para celebrar os resultados ou parabenizar os aniversariantes. O gestor deve fazer parte desses eventos para mostrar à equipe que o seu líder reconhece os resultados alcançados e quer ter um bom relacionamento com seus subordinados.

 

6. Proporcione novas experiências

 

Essas novas experiências podem ser proporcionadas por meio de treinamentos, reuniões, palestras, bonificação por resultados atingidos ou por tempo de empresa, ou mesmo de outras atividades que saiam da rotina e acrescentem na vida dos colaboradores. Isso demonstra preocupação da organização com o conhecimento e bem-estar de sua equipe, fazendo com que ela se sinta valorizada.

Como vimos, a busca por funcionários motivados é uma tarefa que deve ser realizada de forma contínua para obter melhores resultados. Além disso, não são necessários grandes investimentos financeiros por parte da empresa para colher bons frutos. Mas sim dedicação por parte dos gestores. Eles devem conhecer sua equipe, descobrir o que a está desmotivando e entender como agir.

Ainda tem dúvidas sobre como motivar funcionários? Quer mais dicas como essas? Então, nosso blog tem sempre informações que podem te ajudar, corre lá para ver 🙂

 

Teste gratis pontomais 2019