controle-de-ponto
Índice
Índice
Controle de ponto: saiba como se livrar dessa dor de cabeça!

Você sabia que o controle de ponto pode evitar inúmeros problemas administrativos e jurídicos?

  • Até o meio de 2018, mais de 2 bilhões de reais já haviam sido pagos em processos trabalhistas;
  • No topo da lista dos principais motivos são horas extras e o pagamento errado das mesmas;
  • Cerca de ¼ dos processos trabalhistas registrados em todo o país envolvem o controle de ponto.

Horas extras não pagas, falhas no registro de horário ou ausência de registro, excesso de trabalho (dia de trabalho maior do que 10 horas e intervalos irregulares) e por aí vai. Você sabia disso? Pois é.

O controle de ponto é mais importante do que a gente imagina! Por isso, listamos alguns motivos que vão ajudar você a entender a importância do controle de ponto. Continue a leitura e saiba mais!

Por que investir em um bom controle de ponto?

Mais controle sobre a jornada de trabalho

Quando a empresa utiliza um sistema de controle de ponto, digital principalmente, garante que a jornada está sendo cumprida dentro do esperado: nem a mais, nem a menos!

É por meio do controle de ponto que você consegue saber se o colaborador está cumprindo sua jornada normalmente, nem trabalhando algumas horas a mais do que deveria e nem saindo mais cedo.

Alguns mecanismos de controle permitem que você tenha acesso a todas as informações de faltas, atrasos, horas extras, adicionais noturnos, saídas antecipadas, excessos em intervalos etc.

Dessa forma é possível acompanhar o desempenho dos colaboradores, saber quem anda se atrasando muito ou quem têm se esgotado trabalhando mais do que deveria.

Evita conflitos judiciais trabalhistas

Quanto mais transparente e rigoroso é o controle de ponto, menor é a probabilidade de conflitos judiciais. A grande maioria dos processos trabalhistas acontece quando o colaborador alega ter ficado trabalhando fora do horário e quer receber pelas horas trabalhadas, quando alega jornada de trabalho abusiva, erros no registro e assim por diante.

Se o controle de ponto for eficiente, transparente e possibilitar que tanto o colaborador, quanto a gestão e o RH tenham acesso às informações, haverá menos lugar para especulações, erros e, consequentemente, para a abertura de processos.

Para você ter uma ideia, em 2017, o Tribunal Superior do Trabalho registrou que quase 20% dos processos em tramitação na Justiça do Trabalho eram referentes às horas extras indevidas.

Isso só comprova que manter um controle de ponto efetivo ajuda a empresa a evitar os processos trabalhistas, uma vez que conseguem acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores com mais eficiência.

Caso haja conflitos judiciais, o registro e controle de ponto servem como prova

Como mencionamos acima, o controle de ponto possibilita uma gestão de jornada eficiente. Não apenas em relação a visualização, mas também registrando déficits, atrasos, faltas e horas extras.

Como essas questões ficam documentadas nos relatórios que a plataforma emite para fiscalização (AFD e AFDT), a empresa pode garantir que tomou as devidas providências para manter a carga horária do trabalhador alinhada ao seu contrato.

O registro de ponto dos colaboradores é uma das provas que mais contam em um processo trabalhista. Por isso, quanto mais informações for possível extrair dele, melhor. Dessa forma, a sua empresa estará preparada para esclarecer possíveis dúvidas.

Defende o direito do trabalhador

A limitação da jornada de trabalho é um direito constitucional dos trabalhadores. Antigamente era muito comum que as pessoas trabalhassem mais que o estabelecido em contrato, sem receber por isso.

Hoje, é o controle de ponto que garante que os colaboradores sejam remunerados exatamente de acordo com as horas trabalhadas.

Horários de entrada, saída e os intervalos são emitidos em duas vias, a primeira para o empregador e a segunda para o colaborador. Dessa forma, o indivíduo tem acesso a todo o seu histórico e pode controlar a jornada com segurança e transparência, verificando se está recebendo corretamente por isso.

Reduz custos e erros operacionais

Um controle de ponto eficaz reduz os erros na folha de pagamento, já que os registros impedem que sejam realizados pagamentos indevidos.

Aqui, é importante salientar novamente o respaldo jurídico. Como tudo gira em torno do registro da frequência do trabalhador, é preciso provar a conduta caso venha sofrer algum processo trabalhista.

Quanto mais transparente e rigoroso é o controle de ponto, menor é a probabilidade de conflitos judiciais. A grande maioria dos processos trabalhistas acontece quando o colaborador alega ter ficado trabalhando fora do horário e quer receber pelas horas trabalhadas, quando alega jornada de trabalho abusiva, erros no registro e assim por diante.

Se o controle de ponto for eficiente, transparente e possibilitar que

Dá segurança e registro para o trabalhador

Como já mencionamos, o registro da jornada é o principal instrumento que o trabalhador tem acesso ao que diz respeito à comprovação das horas trabalhadas, sendo muito útil para os casos de empresas que não cumprem com as obrigações trabalhistas.

Essa segurança é fundamental para evitar conflitos internos, já que a assiduidade não é apenas um dever do trabalhador, mas uma ferramenta para que ele possa ascender na carreira e se destacar dos colegas de trabalho.

Agiliza os processos do RH e DP

Quando a empresa decide usar uma ferramenta de ponto eletrônico que proporciona um controle efetivo sobre a jornada dos seus trabalhadores, os seus processos internos e burocráticos relacionados a essas atividades se tornam muito mais ágeis.

Essa agilidade traz consigo uma série de benefícios. Como o trabalho é reduzido, os profissionais do departamento de recursos humanos têm mais tempo para se dedicar a criação de estratégias que incentivem a produtividade e motivação das equipes, que promovem ótimos resultados para o negócio.

Além disso, como as informações são coletadas em tempo real, isso diminui consideravelmente as possibilidades de fraude. Com isso, há uma economia nos recursos destinados ao pagamento de hora extra e praticamente torna quase nula a chance de sofrer um processo trabalhista. Dessa forma, isso mantém as contas equilibradas.

Ajuda a economizar recursos

Uma empresa financeiramente saudável mantém todas as suas contas sob controle. E os custos relacionados a materiais de escritório, por menores que sejam, devem fazer parte desses cálculos. A tecnologia preserva o meio ambiente e esses recursos, já que um sistema moderno economiza bobinas de papel, cadernos e a impressão de planilhas.

A eficiência no controle de ponto

Se você procura uma ferramenta que auxilie em todos os pontos levantados acima e que ainda protege a sua empresa, a Pontomais pode ser a solução que você está procurando.

Com o sistema de controle de ponto digital da Pontomais, é possível ter mais transparência no controle de jornada de seus funcionários, realizar ajustes de jornada de forma descentralizada, importar informações do espelho de ponto para a folha de pagamento em poucos cliques, extrair inúmeros relatórios gerenciais, e ainda conseguir adaptar os turnos de acordo com as necessidades de cada colaborador.

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

Praticidade e otimização de processos

Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
Solicite uma proposta