Registro de ponto por WhatsApp: como funciona?

E quando você imaginou que ficaria ainda mais difícil facilitar a vida do RH, nós viemos para provar o contrário. Agora, temos o registro de ponto por WhatsApp e vamos te explicar tudinho sobre como ele funciona e como pode ajudar a sua empresa a ter um controle de jornada de trabalho muito mais completo.

O registro de ponto por WhatsApp surgiu como uma necessidade de oferecer mais opções de registros para empregadores e empregados, já que uma grande parcela da população brasileira já usa o aplicativo e entende como funciona. 

Então, porque não usufruir de um espaço já ocupado pelos colaboradores para facilitar a adaptabilidade com o registro de ponto? É o que vamos descobrir. 

O registro de ponto por Whatsapp é permitido por lei?

As portarias 1510 e 671 garantem o uso de plataformas digitais e alternativas, para o registro de ponto, dentro dessas especificações, está a obrigatoriedade de um acordo coletivo, entre empregador e empregado.

As únicas obrigatoriedades por parte da empresa para o controle de ponto alternativo são:

  • Não devem admitir exigência de autorização para hora extra do colaborador;
  • Não podem fazer qualquer categoria de restrição a marcação de ponto do colaborador;
  • Não pode haver a marcação automática de ponto;
  • Não pode haver a alteração ou exclusão de marcação de ponto;
  • Precisa haver a extração eletrônica ou impressa dos registros de ponto.

Os registros feitos por meio do aplicativo WhatsApp ficam registrados na plataforma da Pontomais como um registro simples. Dessa forma, se torna garantido por lei a forma de ponto alternativo

Como funciona a extração das informações?

As informações de registro de ponto pelo WhatsApp são enviadas em tempo real para a plataforma Pontomais, dessa forma, a extração das informações de jornada de trabalho funciona da mesma maneira para os outros tipos de registro de ponto pelos relatórios AFD e AFDT.

Quais as vantagens de utilizar o registro de ponto por WhatsApp?

A Pontomais traz a batida de ponto via WhatsApp para facilitar o processo de registro de jornada de trabalho. É um método a mais para o colaborador bater seu ponto de forma prática! Além de auxiliar àqueles que possuem aparelho celular com pouco espaço de memória, já que o uso do app mobile não será mais necessário para fazer o registro de ponto. 

  • Evolução tecnológica

A tecnologia precisa ser nossa aliada e no caso dos registros de ponto, ela vem para incentivar a marcação da jornada de trabalho e oferecer mais uma opção de registro para colaboradores que possuem dificuldade em aderir a Pontomais. 

Além de fornecer mais uma possibilidade para empresas de acelerar a adaptabilidade dos colaboradores com o sistema de registro de ponto da Pontomais.

  • Uma melhor experiência para colaboradores

Com mais uma opção de plataforma para o registro de ponto, os colaboradores possuem uma maior facilidade na adaptabilidade com a plataforma, porque já estão habituados ao uso do WhatsApp.

A plataforma está entre as 10 primeiras redes sociais mais utilizadas no Brasil, sendo a estimativa de 120 milhões de usuários (2021) ao todo. Ela é intuitiva e a forma de uso para o colaborador é tão simples quanto um registro de ponto simples diretamente na plataforma Pontomais.

  • Praticidade

E se estamos falando de uma melhor experiência para os colaboradores, a praticidade não pode ficar de fora. Agora eles não precisam mais baixar o app da Pontomais para bater o ponto. Se for de vontade da empresa, eles podem bater diretamente pelo desktop ou tablet, ou pelo aplicativo do WhatsApp em seus celulares.

  • Facilidade na adaptabilidade ao uso do sistema

Por ser um app já utilizado há anos pelos brasileiros, a adaptabilidade dos usuários tende a ser maior. Para colaboradores que possuem uma memória cheia no celular por exemplo, não precisarão ocupar espaço com mais um aplicativo, pois já utilizam o WhatsApp.

novo-aplicativo-pontomais

Qual a melhor forma para a implantação do registro de ponto por WhatsApp?

É comum nos lançamentos de funcionalidades novas, os usuários da plataforma terem inúmeras dúvidas. Por isso, o mais indicado é o RH da empresa ou responsável se encarregarem de explicar tudo o que os funcionários precisam saber e ter um momento de respostas a possíveis dúvidas com relação a essa nova forma de registro de ponto. 

Confira como irá funcionar essa disponibilização na plataforma:

Como irá funcionar o registro de ponto pelo WhatsApp?

O primeiro passo para empresas é aderir ao sistema do WhatsApp e posteriormente liberar essa funcionalidade para os funcionários:

  • Ative a extensão via Marketplace;
  • Acesse o cadastro dos colaboradores que farão o registro pelo WhatsApp em: Configurações > Colaboradores > Editar;
  • Verifique se o tipo de registro está configurado como Registro Simples e clique para ativar o registro via WhatsApp;
  • Informe o número de celular atual de seu colaborador;
  • Agora, o colaborador receberá um SMS com o link para o WhatsApp da Pontomais com todas as informações necessárias.

IMPORTANTE

  • O celular informado não pode estar ativo para o registro de ponto pelo WhatsApp no cadastro de outro colaborador em qualquer base existente.
  • A ativação não estará liberada caso o registro de ponto seja diferente de Registro Simples, como QR Code ou Reconhecimento Facial.
  • Mudando o tipo de registro o colaborador não irá conseguir registrar o ponto pelo WhatsApp.
  • Se o número já estiver informado no cadastro, como um telefone principal ou alternativo, irá trazer como sugestão.

Para o colaborador

Para o colaborador o processo é bem mais simples. Será necessário apenas mandar uma mensagem para nosso número no WhatsApp informando que quer bater o ponto. Ele receberá um link direcionando para o nosso contato de WhatsApp assim que a empresa liberar a forma de marcação de ponto por meio da plataforma.

A mensagem precisa ser:  

  • Bater ponto
  • Registrar ponto
  • Ponto
  • Bater
  • Registrar
  • Quero Registrar, etc.

Geolocalização: depois, é necessário compartilhar a localização em que se encontra no momento do registro. Basta clicar em Anexar > Localização > Localização Atual.

Assim que a mensagem é enviada, nosso sistema irá guardar a informação de um registro de ponto simples no horário, dia e localização marcados. 

Além de bater o ponto, no WhatsApp o colaborador poderá consultar a sua jornada diária de até 3 meses passados, além dos registros, os totais do dia, horas normais, faltantes, extras e banco de horas quando houver.

Saiba mais sobre o registro de ponto pelo Whatsapp!

Imagem padrão
Hendrik Machado

CEO na Pontomais