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Qual a importância do feedback no dia a dia da sua empresa?

Você conhece a verdadeira importância do feedback? A gente sabe que a maioria das empresas usa essa palavra para tudo, mas que no final das contas ela acaba sendo só mais uma tarefa chata, burocrática e sem sentido. É assim na sua empresa também?Isso não está certo. O feedback é o meio que você tem para entrar em contato com sua equipe, parabenizar as ações positivas e chamar a atenção para tudo que pode ser melhorado. Ele é uma das principais ferramentas de gestão de pessoas.Sabemos que é um pouco difícil acreditar nisso, já que ele não é usado como deveria ser. Por isso, neste texto explicamos a importância do feedback e apresentamos algumas dicas para você aplicá-lo de verdade na sua empresa. Confira!

Qual é a importância do feedback?

Em primeiro lugar, o feedback é uma ferramenta que facilita o seu contato com toda a equipe. Ele tem objetivos muito bem definidos e precisa sempre ser usado de forma estratégia. Ou seja, o feedback deve ajudar você e sua equipe a melhorarem as entregas — principalmente quando as pessoas têm mais autonomia.

Dessa forma, essa conversa mais “formal” entre líderes e liderados permite a discussão de tópicos que não costumam ser abordados em outras conversas. Nela você pode criticar as entregas que foram feitas, dar dicas de aperfeiçoamento e até explicar para a pessoa o que pode acontecer se ela continuar trabalhando como está.

Logo, o feedback é um regulador do ambiente de trabalho. Ele serve de termômetro para mostrar à sua equipe se suas ações estão adequadas ou inadequadas com relação ao que a empresa espera.

Quais são as melhores práticas para dar feedback?

Apesar de o feedback ser essa ferramenta incrível, colocá-lo em prática não é tão simples. Para que você tenha sucesso nessa conversa é preciso, primeiramente, respeitar algumas regrinhas. A seguir falamos sobre elas. Acompanhe!

Contextualize o motivo do feedback

Quando você for oferecer um feedback a alguém, a primeira coisa a fazer é explicar o motivo da conversa. Isso ajuda a orientar a pessoa, evita desentendimentos e a conversa flui com mais naturalidade — além de reduzir a ansiedade da outra pessoa.

Seja claro e objetivo

Tente falar o mínimo possível durante o feedback. Foque nos comportamentos importantes e sempre fale de maneira clara. Quanto mais direto você for, menores serão as chances da outra pessoa não entender alguma coisa.

Seja sincero

Ser sincero durante o feedback é um grande desafio. Não é fácil falar para alguém que a pessoa está indo mal, mas é necessário. Isso é um favor que você faz para sua equipe. Mentir ou amenizar apenas causa uma falsa sensação de segurança e não muda, em nada, os erros que estão acontecendo.

Reserve um espaço para escutar

Mesmo que tenha sido você a convidar a pessoa para a conversa, lembre-se de que seu colaborador também tem ideias e pontos de vista. Deixe que ele fale. Caso ele aponte um problema, pergunte pela solução. Caso reclame, pergunte sobre o que poderia ser feito para a resolução desse problema.Essa regra tem uma importância especial em casos de equipes com mais autonomia. Como as pessoas ficam mais livres para trabalhar é comum que novas ideias apareçam. Então, fique atento!

Não demore para falar

Você precisa falar com os colaboradores constantemente para que seu feedback seja eficiente. Se algo aconteceu, seja bom ou ruim, converse logo com a pessoa. Quanto mais tempo passar menores serão os efeitos do feedback e pior será a aceitação da pessoa envolvida — mesmo que seja para elogiá-la.Se você respeitar essas regras, temos certeza que em poucos meses começará a perceber a importância do feedback para sua empresa. Mesmo duvidando da utilidade dessa ferramenta, faça um teste e veja o que acontece. No final das contas, você não tem nada a perder, não é mesmo?Como sabemos que gerenciar pessoas vai muito além de apenas dar feedback, separamos mais uma dica para você. Leia nosso texto sobre como gerenciar conflitos dentro da empresa e aprenda seis dicas que vão lhe ajudar bastante.A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂

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