8 motivos pelos quais você deveria começar a dar mais autonomia pra sua equipe agora mesmo

Vamos começar com uma pergunta básica: qual é o principal  fator que leva tantos gestores a frearem a autonomia dos colaboradores? Se você é um desses gestores, tente responder essa pergunta a si mesmo antes de continuar.

Um dos principais fatores – se não o maior deles – é nada mais do que pura e simplesmente medo. Medo de que, ao conferir autonomia aos colaboradores, eles fiquem insubordinados e livres demais para tomar decisões. Pois, eis que o Pontomais está aqui para te abrir os olhos: dar autonomia para a sua equipe não quer dizer que eles vão começar uma revolução ou tomar o seu lugar! Se você ainda pensa desse jeito, infelizmente, talvez o seu modelo de gestão esteja preso em algum lugar do passado. ☺

Dar autonomia significa ser um líder moderno, confiante, preocupado com o desenvolvimento pessoal da equipe e que entende que os seus funcionários não estão ali apenas para cumprir ordens, mas que eles são os motores que vão levar a empresa onde ela precisa estar.

A verdade é que a autonomia faz bem para os dois lados: pra você gestor, e pro colab! Quer saber como? O Pontomais mostra pra você que dando mais autonomia pra galera, você confere mais uma série de benefícios ao mesmo tempo! Dá uma olhada:

 

1) Você deixa o pessoal mais motivado \o/

 

O colaborador fica bem mais motivado, porque se sente parte importante nos processos e porque suas ações podem diretamente ajudar a empresa.

 

Baixar gratis pontomais 2019

2) Você os ensina a andar com as próprias pernas

 

Com mais autonomia o colab perde o medo de errar. Ele pratica uma tarefa até atingir a perfeição e aprende com os próprios erros (mas você não pode perder ele de vista, é claro! Esteja sempre disponível para ajudá-lo e ensiná-lo a hora que ele precisar).

 

3) Você fornece mais conhecimento

 

Direta ou indiretamente, o colab aprende mais. Ele se preocupa mais em buscar conhecimento com o gestor, na internet ou em documentos da empresa, agregando conhecimento e mantendo-se sempre atualizado.

 

4) Você testa o nível técnico do seu pessoal

 

Deixando-os trabalhar “mais livres”, fica mais fácil de descobrir onde estão os erros e acertos de cada um dos colaboradores, identificando evoluções e corrigindo processos. ☺

 

5) Você demonstra sua confiança na sua equipe

 

Entregar grandes responsabilidades nas mãos dos colaboradores requer muita confiança por parte da gestão. Isso mostra que você acredita no potencial e na integração da sua equipe. ☺

 

6) Você exercita a liderança

 

Cabe a você, gestor, remover todas as barreiras para que a equipe tenha liberdade para ser produtiva. Desenvolva idéias criativas e inovadoras para ajudar no progresso da empresa.

 

7) Você incentiva o trabalho em equipe (e a integração vem de brinde!)

 

Trabalhando com mais autonomia, os colabs se sentem mais responsáveis e se unem para encontrar soluções para problemas, ao invés de perder tempo encontrando culpados por erros. Trabalhando em sincronia os colaboradores ficam mais unidos, engajados e o clima melhora – e muito!

 

8) Você redistribui tarefas que antes só cabiam a você

 

Dar autonomia também facilita a sua vida de gestor. Você pode dividir com os colaboradores algumas tarefas que antes você achava que só podiam ser feitas por gestores, facilitando um pouco a sua vida. O controle de ponto eletrônico é um bom exemplo disso.

 


Com o Pontomais você dá mais autonomia pra sua equipe, fazendo com que eles mesmos façam alterações, correções e envios de atestados, e fornecendo acesso transparente aos indicadores de presença. Mais autonomia pra sua equipe, e menos trabalho pra você! <3

Viu só? Dar mais autonomia pros seus colaboradores pode ser a solução de muitos problemas. Então, se você ainda não fez isso, comece a colocar em prática aos poucos… Você vai notar a diferença! ☺

 

Teste gratis pontomais 2019