Se você acha que ser gestor é uma tarefa desafiadora… Então você está redondamente correto. Ponto pra você! Ouvir falar sobre “ser um líder” quer dizer lembrar automaticamente de expressões como “ser responsável”, “dar o exemplo”, “incentivar a equipe”, “comunicar e ser transparente”, e por aí vai…

Porém, em meio a tantos desafios diários, talvez ~fazer uma gestão transparente~ seja um dos maiores e mais importantes deles. Tão importante que, a grande maioria das “dicas” a serem seguidas para se tornar um líder de sucesso, se resumem à transparência nas relações com a equipe. Por isso, separamos algumas dicas para você se tornar um gestor mais transparente. Dá uma olhada.

 

Comunicar, comunicar e comunicar!

 

Parece óbvio, né? Mas não é. Muita gente se esquece que a maior parte da “transparência” está em se comunicar bem e o tempo todo. Comunique a sua equipe sobre expectativas de crescimento, sobre mudanças em processos e na estrutura da empresa, sobre a saída e chegada de novos colaboradores, sobre atingimento ou não de metas do mês, e assim por diante… Sempre explicando os porquês, mantendo-os por dentro do que acontece nos bastidores, envolvendo-os em decisões importantes, etc. Manter o colaborador por dentro do que acontece em todos os níveis da empresa faz com que a sua equipe confie em você, se sinta importante e parte da empresa e, é claro, torna a sua gestão bem mais transparente.

 

O bom e velho feedback

 

Se dividir os assuntos gerais da empresa com a equipe já é uma peça chave de uma gestão transparente, imagina o quão importante é dividir assuntos sobre o desempenho da própria equipe com a mesma? De 0 a 10 na escala de importância, o bom e velho feedback é 11!! ☺

E sem exageros! A transparência exige que as coisas fiquem o mais claras possível. Por isso, converse amigavelmente com o seu colaborador sobre seu desempenho nas atividades que lhe cabem e em suas obrigações do dia a dia de trabalho. Reconheça e elogie os pontos positivos e indique problemas e pontos a melhorar. Você não precisa fazer o feedback com todos os funcionários toda semana, por exemplo, mas é muito importante que você encontre uma forma de mostrar para eles como vêm sendo seus desempenhos através das semanas, mandando emails com seus indicadores de produtividade da semana, por exemplo.

 

Compartilhe

 

Essencialmente, se você quer ser reconhecido como um líder transparente, você precisa << Insira uma música bem dramática aqui >> se posicionar como um eterno aprendiz. ☺ Por mais poético que pareça, isso faz MUITO a diferença. Alguém que está em constante aprendizado reconhece a riqueza do compartilhamento de experiências e percebe que sempre é possível aprender algo, tanto com as pessoas mais simples, como com os grandes executivos. Dessa forma, você coloca em prática uma das grandes características de um líder transparente: saber ouvir os seus funcionários, aprendendo com eles e, acima de tudo, estar sempre pronto para compartilhar as suas experiências e os seus conhecimentos, entendendo que o sucesso da sua equipe, também é o seu sucesso.

 

Como vimos, ser um gestor transparente não é uma tarefa tão fácil quanto parece, mas toda e qualquer ajuda é bem-vinda. Certo? Pois bem! E se eu te disser que o Pontomais pode te ajudar a ser um gestor mais transparente?

 

Você deve estar se perguntando “UÉ, COMO É QUE UMA FERRAMENTA DE PONTO ELETRÔNICO PODE TER A VER COM GESTÃO TRANSPARENTE?”. A gente conta pra você!

 

Acesse o Post: 3 maneiras em que o Pontomais garante mais transparência para a sua gestão.

 

Tomara que a gente tenha conseguido te ajudar! 


Até mais!