O uso de tecnologia nas pequenas e médias empresas já é mais que comum. Os benefícios são inúmeros, como redução de custos com economia de tempo, papel, impressões e otimização de processos.

O controle do ponto não poderia ficar fora dessa tendência. Após perceberem quanto tempo era gasto pelo RH com a marcação de ponto, conferências, registros de faltas, atestados médicos, atrasos, consolidação das informações para geração da folha de pagamento e, posteriormente, envio das informações ao e-Social, a adesão das empresas ao controle de ponto online consolidou a evolução na gestão de pessoal.

Sua empresa ainda dedica tempo e esforço para controlar a jornada de trabalho, com processos não otimizados, dúvidas e questionamentos constantes e sobrecarga ao setor de RH? Confira abaixo se você está preparado para aderir ao ponto online.

 

O papel do setor de RH

 

Seu RH nasceu para cuidar das pessoas da sua empresa. Criar um bom ambiente de trabalho, treinar, reciclar e capacitar colaboradores para aperfeiçoarem suas técnicas de execução são atribuições que podem contribuir efetivamente para a produtividade de sua empresa atingir níveis de excelência.

Mas se esses profissionais gastam muito tempo com o controle de ponto e demais atividades operacionais, não sobra tempo para fazer o principal. Atividades básicas de controle são importantes, embora mecânicas. Para essas e outras tarefas, a tecnologia é a solução.

 

Preparação para implantar o ponto online

 

Com a tecnologia se ocupando das tarefas mecânicas, você e seus colaboradores passarão a ter tempo para pensar de forma mais estratégica o seu negócio, a fim de planejar e evoluir. Mas, para isso dar certo, é preciso preparação.

Identifique colaboradores com perfil de gestão e planejamento e aproveite o potencial de cada um em benefício de todos e de sua empresa. Motive sua equipe à autogestão e participação. Essa atitude proporcionará um melhor clima organizacional, mais profissionalismo e comprometimento de todos.

 

Reavaliação dos processos

 

Para aproveitar todos os benefícios de um controle de ponto online é preciso revisar seus processos, encontrando áreas de sombra, em que pessoas e diferentes departamentos executem partes de uma mesma tarefa. Observe o tempo de execução para cada procedimento e a relevância das etapas como um todo. O resultado vai surpreender.

Essa atitude permitirá contabilizar o tempo de execução, reatribuição eventual de uma ou mais atividades, preparando sua equipe para evoluir na autogestão, impulsionando a produtividade geral.

 

Benefícios do ponto online

 

Veja algumas vantagens diretas obtidas com a implementação do ponto online:

 

  • Reduz os custos com impressões, papéis e cópias de documentos;
  • Elimina desperdícios de tempo com conferências de documentos, cartões de ponto e atestados;
  • Permite a otimização de processos;
  • Controla atrasos, ausências, horas extras e faltas justificadas em tempo real;
  • Elimina processos manuais e consequentes reclamações;
  • Previne erros nas informações junto aos órgãos fiscalizadores, inclusive para o e-Social.

 

Os benefícios após a implementação podem ser ainda mais vantajosos, dependendo do potencial de seus colaboradores e de sua gestão em potencializar seus pontos fortes.

O sistema de ponto online tem a seu favor a facilidade de implementação. Esqueça as longas reuniões de treinamento e preparação, equipes invadindo e ocupando seu RH para parametrizações, dedicação de servidor para o sistema, backup e um profissional responsável por fazer tudo isso funcionar.

O ponto online funciona na nuvem, com sistema de backup e recuperação de dados e todo o suporte humanizado que você precisa e merece.

Na verdade, deixamos para o final a informação mais importante na preparação para aderir ao ponto online: sua decisão. Se você precisa avançar com sua empresa para um nível mais alto de gestão, profissionalismo e rentabilidade, essa é a hora de decidir.

Então, está preparado para evoluir ainda mais com a utilização do ponto online em sua empresa? Assine nossa newsletter e recebe mais informações relevantes!