Liderança proativa: entenda por que ela é essencial para sua equipe

Liderar é uma arte. Em muitos casos, parece que você precisa nascer com o “gene da liderança” para conseguir levar uma equipe adiante. Mas a verdade é que você pode sim aprender algumas habilidades de liderança proativa e aplicá-las no seu dia a dia.

Ok, mas o que quer dizer “proativa” aqui? Simples: um líder que, em vez de observar o mundo através de sua bola de cristal, também conhecida como smartphone, está presente no dia a dia da sua equipe, ajudando da forma como pode e inspirando todos a trabalharem melhor. Se você não for liderar assim, é melhor nem começar!

E para te mostrar que a liderança proativa é o melhor caminho, pontuamos aqui atitudes muito importantes que você deve seguir. Veja só:

 

Dê exemplos em vez de ordens

 

Quando você comete algum erro, você prefere ouvir alguém dizendo “faz direito!” ou “olha como se faz”? Sim, nós também preferimos essa última. Em vez de apenas entupir uma equipe com tarefas e ordens, um líder deve, proativamente, ensiná-la como fazer um bom trabalho e prepará-la para desafios.

E não falamos só daqueles procedimentos operacionais ou como escrever um relatório. Coisas ainda mais simples, como pontualidade e organização, também podem ser apreendidas pelo exemplo.

 

Tenha uma comunicação franca e honesta

 

Uma liderança proativa não pode se dar ao luxo de não falar nem deixar de realmente ouvir seus funcionários. É muito importante que você crie um relacionamento de confiança com sua equipe, sempre escutando com atenção a qualquer queixa e sem esconder nada importante deles. Você precisa deixar bem claro que, ao expor o próprio erro, ninguém estará se comprometendo.

Por isso, lembre-se também de assumir os próprios erros. Liderando pelo exemplo, lembra?

 

 

Trabalhe para suas equipes

 

A ideia clássica do chefinho mandão, com todos os seus subordinados a seu dispor e sem ter que trabalhar o dia inteiro, já é coisa do passado. Não se faz dinheiro assim! Os cargos de liderança hoje em dia não são mais voltados apenas para a gestão e distribuição de ordens.

Sua tarefa agora é auxiliar a equipe a partir de uma boa comunicação, mostrando o melhor caminho para alcançarem seus objetivos. Se eles precisarem de alguma coisa, é você quem deve atender.

 

Tome riscos com segurança

 

Alguns podem dizer que ter uma liderança proativa para uma equipe é como ter um capacete para um dublê. Como líder, você deve levar sua equipe a assumir alguns riscos para obter recompensas, mas deve também calcular esse risco, ou vai perder os recursos de todos.

Não é uma tarefa tão difícil. Se seu time é meio afobado, tente freá-lo e apresente alternativas mais prudentes. Se é mais inseguro, dê destaque para os resultados e leve-o para um novo patamar.

 

Seja flexível

 

Seu trabalho pode até ser, em tese, manter a equipe nos trilhos. Mas, sejamos francos, se você tivesse que ser muito rígido, não precisaríamos de um líder. Uma agenda já serviria. Por isso, você deve saber onde ser flexível com sua equipe para conseguir os melhores resultados.

Agora você já sabe como uma liderança proativa pode ajudar sua equipe. Está a fim de mais dicas? Então veja aqui uma pequena lista de erros de gestão que você sempre deve evitar.

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂