Para se manter um funcionário no Brasil, há uma elevada carga de impostos que deve ser considerada. A empresa de terceirização surge então, como alternativa para aqueles que desejam contratar a mão-de-obra de maneira menos onerosa e burocrática. No cenário atual, a solução vai além da praticidade. O país ainda enfrenta os estilhaços de uma forte crise financeira que resultou em uma grande onda de desemprego.
Assim, o negócio surge como uma maneira de salvar profissionais que desejam prestar os seus serviços, e as organizações que precisam desse trabalho. Para entender um pouco melhor sobre os impactos das empresas de terceirização, continue a leitura. Aprenda como funciona e quais são as suas vantagens e acompanhe!
Como funciona uma empresa de terceirização?
Uma empresa de terceirização é aquela que fornece bens ou serviços para outros negócios que estão em busca da redução da estrutura operacional, de custos e de recursos das atividades-meio. Assim, a medida torna a administração menos burocrática. A modalidade está disseminada por todos os setores da economia. Como resultado, pode-se terceirizar a segurança de um patrimônio, o controle do relógio ponto dos funcionários, a cobrança de clientes inadimplentes, a contabilidade de um negócio, entre outras atividades.
Quais as vantagens e os impactos para o mercado?
A terceirização tem o respaldo do Projeto de Lei 4.302/1998, que permite a terceirização de todas as atividades dentro de uma empresa, essa foi uma medida promissora para o mercado. A oferta de emprego aumentou, assim como o número de pessoas ativas no mercado de trabalho. Desse modo, a prática proporciona vantagens para ambos os lados. O profissional tem mais chances de laborar em uma possível situação de desemprego, e o contratante tem uma redução expressiva nos custos. A otimização da rotina também deve ser considerada. Enquanto o trabalhador tem horários flexíveis, a empresa não precisa destinar tempo e recursos a processos seletivos. Principalmente se contar com os serviços de uma companhia especializada na terceirização de serviços.
Que experiências positivas podem ser compartilhadas?
Quando falamos em empresa de terceirização, podemos citar o exemplo de Maria Brasileira. A franquia iniciou sua história em São José do Rio Preto. A ideia é profissionalizar os serviços de limpeza e cuidados nos ambientes residenciais e comerciais. A empresa oferece aos clientes não apenas a mão-de-obra de profissionais dedicados, mas também a redução da burocracia de uma contratação.
Ou seja, no lugar de escolher uma funcionária para zelar por uma empresa ou pelo lar, o indivíduo torna-se cliente da Maria Brasileira. Em dois anos de serviço, a franquia contava com mais de 130 unidades em operação ao redor do Brasil. Hoje, são mais de 180 franqueados. A tecnologia foi fundamental para facilitar a capilarização da rede no país. Assim, é possível contratar e pagar pelos serviços por meio da internet, no chat online ou aplicativo. Não é demais?
Uma empresa de terceirização como a Maria Brasileira exerce um impacto bastante positivo na economia. Se por um lado a PEC das domésticas garantiu o direito dessas profissionais, por outro lado, fez com que muitas tivessem que procurar pelo mercado informal. Desse modo, a remuneração adequada tornou-se inviável para os patrões. O negócio inovador garantiu que essas pessoas continuem ativas no mercado de trabalho. Como resultado, prestam um atendimento de qualidade para quem não abre mão desses serviços. Esperamos que este artigo tenha mostrado a importância de uma empresa de terceirização ser vista como uma aliada na otimização de serviços e redução de custos!
Por fim, se você ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar, deixe o seu comentário. Aguardamos a sua participação! A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada.