Nem sempre as coisas acontecem como esperamos, não é verdade? O que é pior é que, muitas vezes, o que parecia estar às mil maravilhas pode mudar de uma hora para outra. Ninguém falou que empreender era fácil, mas nem tudo está perdido.

Um fato: toda empresa passa por dificuldades. A grande diferença está na forma como os empresários lidam com essas situações. Alguns cometem o erro de continuar dando murro em ponta de faca. Outros preferem apostar no que conhecemos como turnaround.

Afinal, o que é turnaround e como aplicá-lo na empresa? Quer descobrir a resposta para a pergunta do nosso título? Então, acompanhe o nosso post de hoje!

 

O que é turnaround?

 

O termo, sozinho, não quer dizer muita coisa. Significa algo como “dar a volta por cima”. No entanto, no mundo dos negócios, ele tem um sentido focado nesse meio e significa recuperação de empresas.

O turnaround envolve uma reestruturação completa do negócio, para que ele possa se readaptar à sua realidade. Assim, quando as coisas começam a fugir do controle, paramos tudo para pensar estrategicamente, não só na forma como a empresa se posiciona no mercado, mas até mesmo na forma como ela atua internamente.

 

Quando uma empresa precisa do turnaround?

 

São muitos os sinais que mostram que uma empresa precisa dessa mudança. O primeiro deles envolve a dificuldade de manter a escalabilidade do negócio. É simples: normalmente, a empresa começa a crescer como consequência do aumento de clientes. Muitas coisas ruins podem acontecer em decorrência disso.

A primeira delas é a dificuldade de manter o padrão de atendimento. Em outros casos, é um aumento dos custos do negócio sem que haja aumento da receita de maneira proporcional.

Além disso, outros fatores também podem indicar que a sua empresa precisa do turnaround, como a própria crise econômica. A mudança drástica do que está acontecendo com o país também afeta o negócio, que precisa repensar a forma como funciona.

Claro que outro ponto marcante são as próprias dificuldades com as finanças e em garantir o bom desempenho da empresa.

 

 

Como aplicar o turnaround?

 

Pode ter certeza de que, para aplicar o turnaround da melhor maneira possível, é indispensável contar com uma empresa que preste esse tipo de serviço. Sim, existem consultorias especializadas em turnaround, que podem ajudá-lo a mudar os trilhos do negócio.

Por que isso é importante? Porque, muitas vezes, o próprio empresário pode estar viciado na sua forma de agir, o que consequentemente não ajuda na recuperação. Por outro lado, a consultoria pode ajudá-lo com um olhar neutro da empresa, além de com know-how do mercado, sabendo exatamente o que funciona ou não.

 

Como ele funciona?

 

Para terminar de responder à nossa pergunta sobre o que é turnaround, é importante falarmos sobre como ele funciona.

Basicamente, a ideia é rever tudo o que é feito na empresa. Sim, tudo! Estamos falando desde os processos internos, ou seja, a forma como as tarefas diárias são feitas até a maneira como a sua marca se posiciona no mercado.

Você vai avaliar cada um desses pontos e definir como será a nova empresa. É um processo de revitalização completa do negócio.

Gostou do nosso post sobre o que é turnaround? Você pode evitar esse tipo de situação conferindo as nossas dicas sobre gestão de custos!

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂