Índice
Índice
O que é turnaround e como aplicá-lo na minha empresa?

Nem sempre as coisas acontecem como esperamos, não é verdade? O que é pior é que, muitas vezes, o que parecia estar às mil maravilhas pode mudar de uma hora para outra. Ninguém falou que empreender com sucesso era fácil, mas nem tudo está perdido. Um fato: toda empresa passa por dificuldades. A grande diferença está na forma como os empresários lidam com essas situações. Afinal, o que é turnaround e como aplicá-lo na empresa?

Quer descobrir a resposta para a pergunta do nosso título? Então, acompanhe o nosso artigo completo!

O que é turnaround?

O termo, sozinho, não quer dizer muita coisa. Significa algo como “dar a volta por cima”. No entanto, no mundo dos negócios, ele tem um sentido focado nesse meio e significa recuperação de empresas. O turnaround envolve uma reestruturação completa do negócio, para que ele possa se readaptar à sua realidade.

Assim, quando as coisas começam a fugir do controle, paramos tudo para pensar estrategicamente, não só na forma como a empresa se posiciona no mercado, mas até mesmo na forma como ela atua internamente.

Quando uma empresa precisa do turnaround?

São muitos os sinais que mostram que uma empresa precisa dessa mudança. O primeiro deles envolve a dificuldade de manter a escalabilidade do negócio. É simples: normalmente, a empresa começa a crescer como consequência do aumento de clientes. Muitas coisas ruins podem acontecer em decorrência disso. A primeira delas é a dificuldade de manter o padrão de atendimento.

Em outros casos, é um aumento dos custos do negócio sem haver aumento da receita de maneira proporcional. Além disso, outros fatores também podem indicar que a sua empresa precisa do turnaround, como a própria crise econômica.

A mudança drástica do que está acontecendo com o país também afeta o negócio, que precisa repensar como funciona. Claro que outro ponto marcante são as próprias dificuldades com as finanças e em garantir o bom desempenho da empresa.

Como aplicar o turnaround?

Pode ter certeza de que, para aplicar o turnaround da melhor maneira possível, é indispensável contar com uma empresa que preste esse tipo de serviço. Sim, existem consultorias especializadas em turnaround, que podem ajudá-lo a mudar os trilhos do negócio. Por que isso é importante?

Porque, muitas vezes, o próprio empresário pode estar viciado na sua forma de agir, o que consequentemente não ajuda na recuperação. Por outro lado, a consultoria pode ajudá-lo com um olhar neutro da empresa, além de com know-how do mercado, sabendo exatamente o que funciona ou não.

Como ele funciona?

Para terminar de responder à nossa pergunta sobre o que é turnaround, é importante falarmos sobre como ele funciona. Basicamente, a ideia é rever tudo o que é feito na empresa. Sim, tudo! Estamos falando desde os processos internos, ou seja, como as tarefas diárias são feitas até a maneira como a sua marca se posiciona no mercado.

Você vai avaliar cada um desses pontos e definir como será a nova empresa. É um processo de revitalização completa do negócio.

Aliás, você pode evitar o turnaround conferindo as nossas dicas sobre gestão de custos!

Inscreva-se em nosso blog
Acesse, em primeira mão, os nossos principais posts diretamente no seu e-mail e fique por dentro das últimas notícias.

    Praticidade e otimização de processos

    Está na hora de focar no que realmente importa: as pessoas.
    Fazemos questão de nos transformar constantemente, ajudando você a cumprir esse objetivo de maneira eficiente e segura. Quer saber mais sobre nossas soluções digitais?
    Solicite uma proposta