Definir metas de sucesso é uma das principais tarefas para a liderança de qualquer empresa. Assim é possível manter todos os funcionários mais alinhados e comprometidos com os resultados do negócio. Para isso, é importante usar a técnica SMART.
O nome SMART vem de um acrônimo de cinco palavras em inglês, são elas: specific, measurable, attainable, relevant e time-based. Em português, essas palavras podem ser compreendidas como: específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.
Neste artigo, definimos com detalhes cada uma dessas partes da técnica. Vamos aprofundar mais um pouco todos os conceitos, traçando um passo a passo para definir sua meta SMART em específico, além de entender como ela pode contribuir para o sucesso do seu negócio.
Acompanhe!
Técnica SMART: o que se deve considerar
Primeiro, é importante entender a diferença de objetivo e meta. Objetivos são mais amplos e complexos, geralmente de longo prazo. Metas são mais específicas e de curto prazo, funcionando muitas vezes como um passo a passo para se chegar aos objetivos.
Além disso, também é importante entender que toda meta deve ser desenvolvida com base em dados reais do empreendimento e do mercado. Então sempre busque dados atuais e realistas para criar metas que sejam alcançáveis.
Uma meta SMART possui vários benefícios, contribuindo especialmente para sintonizar a equipe de trabalho, focar no que é realmente importante, mitigar possíveis despesas e maximizar os resultados da empresa.
Exemplos práticos da técnica SMART
Como já dito, existem cinco principais características para desenvolver uma meta de sucesso. Veja agora como trabalhar cada uma delas:
Specific (Específica)
Uma meta deve ser clara o suficiente para que todos os colaboradores entendam.
Quanto mais detalhada for a meta, melhor para os envolvidos. Então defina com clareza: o que, como, quando e por quem cada tarefa deve ser feita.
Measurable (Mensurável)
Uma meta mensurável é aquela possível de medir em termos financeiros ou de resultados.
Para definir uma meta com essa característica, é importante estabelecer os números a serem alcançados ou definir bons indicadores-chave de desempenho.
Attainable (Alcançável)
Se uma meta não for entendida como alcançável, é provável que nenhum funcionário tenha interesse em sua execução.
Por isso, é importante desenvolver metas com base nos resultados já atingidos pela empresa ou pelos seus funcionários.
Relevant (Relevante)
É importante que a meta seja realmente relevante para o crescimento da companhia.
Se não for assim, é melhor que ela nem seja criada. Cada meta deve ser um passo considerável rumo aos objetivos maiores desejados pelo negócio.
Time-based (Temporal)
Toda meta deve ser temporal, ou melhor, ter um prazo certo para o seu alcance.
Quando isso não acontece, é provável que ela caia no esquecimento da equipe de trabalho. Por isso, defina suas metas de prazos pequenos, de preferência mensal.
Essas são as principais características. Além de tudo, é importante considerar a tecnologia nesse processo. Imagine que, por exemplo, sua meta seja mitigar o número de faltas. Nesse caso, um sistema de ponto eletrônico pode ser um importante aliado, facilitando o cálculo das faltas e definição de bons indicadores de desempenho.
Agora que já sabe o que é a técnica SMART, aproveite para saber como a Pontomais pode ajudar seu negócio de forma específica.