Se você está buscando otimizar o crescimento do seu negócio, precisa conhecer o que é blitzscaling. Investir nesse novo modelo de negócios significa ter uma estrutura que pode ajudar seu empreendimento a expandir rapidamente. É algo essencial para a sobrevivência em um mercado que muda em um ritmo acelerado.
Para conseguir esse objetivo, é necessário abandonar os modelos tradicionais de gestão de negócio. É preciso apostar em técnicas inovadoras de empreendedorismo de alto impacto e com foco em resultados no curto prazo.
Neste artigo, você vai entender mais sobre a metodologia e enxergar o que pode ser adotado para sua empresa crescer. Vamos lá?
O que é blitzscaling?
O conceito de blitzscaling é crescer a uma taxa maior do que a de seus concorrentes. Assim, é possível conquistar um amplo mercado, com o objetivo de se tornar o pioneiro em escala. Esse método foi criado por Reid Hoffman, um empreendedor de sucesso que criou o LinkedIn e já dirigiu várias startups bem-sucedidas, como o PayPal, o Airbnb e o Facebook.
O nome vem da Segunda Guerra Mundial, a partir do termo “blitzkrieg” (guerra relâmpago), no qual o atacante arrisca tudo para ganhar ou perder a batalha. Assim, apostar no blitzscaling significa ter uma estrutura que pode ajudar sua organização a expandir de forma “relâmpago”. Isso é, mesmo que exista um alto grau de incerteza.
Assim, em vez de o negócio passar por um processo de experimentação com o objetivo de testar o que funciona e o que não funciona de forma eficiente, o blitzscaling tem a ver com “partir para a ação”. Para isso, é preciso adotar estratégias de crescimento e de inovação no modelo de negócio e de gestão.
Quais as vantagens para o negócio?
O risco para um negócio bem-sucedido e em crescimento é mover-se devagar e permitir que seus concorrentes conquistem a liderança do mercado. Por isso, uma das principais recompensas do blitzscaling é a vantagem competitiva.
Aqueles negócios que obtiverem sucesso levam todo ou a maior parte do mercado. Isso lhes dá uma vantagem duradoura e difícil de superar por outras empresas. Você tem que ser bom na construção de um produto ou serviço, e, logo em seguida, tem que ser bom em obter clientes.
Se você realmente quer dominar o mercado, então, a velocidade tem que ter prioridade sobre tudo. O motivo disso é que, ao não atingir uma determinada escala, você pode ir à falência a qualquer momento. É por isso que a eficiência ocupa um lugar secundário nessa estratégia.
Como aplicar o blitzscaling?
Como o blitzscaling é um processo incerto, ele requer recursos massivos. Ele é uma espécie de jogo calculado em que muitos erros serão cometidos. O capital é um elemento crucial para se recuperar desses erros, mas não apenas isso.
Em alguns estágios, o financiamento pode ser o aspecto mais importante, enquanto, em outros, está a construção da equipe vencedora. Por mais que você adote uma estratégia de crescimento acelerado, é preciso se concentrar no desenvolvimento de talentos e ser fiel à cultura organizacional.
Cometer um erro também faz parte do processo. É fundamental saber corrigir os problemas e superar os desafios, para que seja possível tomar as melhores decisões no momento certo. Assim, ao conhecer mais sobre o que é blitzscaling, você poderá assumir riscos e acumular as recompensas ao construir um grande negócio.
A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI.