As companhias possuem diversas contas que são necessárias para manter as suas operações mensais, porém, em algumas situações, não há como esperar que pagamentos sejam efetuados para que se possa custear ações importantes. São nesses momentos que o capital de giro para empresas se faz essencial.

Apesar de ser um conceito bastante utilizado no mundo dos negócios, o capital de giro ainda é tema de muitas dúvidas para parte do empresariado. Afinal, nem todo mundo consegue entender do que se trata esse processo e qual a sua grande importância no apoio ao desenvolvimento corporativo.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o capital de giro para empresas. Ficou curioso? Então, não deixe de ler os próximos parágrafos!

 

O que é capital de giro para empresas?

 

De uma forma geral, o capital de giro refere-se aos recursos necessários para custear as ações de uma empresa durante um determinado período. Essa verba pode ser usada nas seguintes situações:

 

  • financiar clientes (como no caso das vendas a crédito);
  • gerenciar estoques (comprar mercadorias de revenda, insumos e matérias-primas);
  • pagar impostos e outras contas urgentes;
  • custear salários de seus colaboradores e demais despesas operacionais.

 

Essa característica faz com que o capital de giro se relacione com quase todas as despesas da empresa e dá o suporte necessário para que os empresários tenham uma garantia de que seguirão trabalhando mesmo quando há atrasos ou demora nos pagamentos, ou durante períodos de dificuldade.

 

Como saber se preciso de capital de giro?

 

No tópico acima demonstramos como o capital de giro é importante para a maioria dos negócios. Porém, algumas situações evidenciam ainda mais a importância de se contar com essa reserva financeira. São elas:

 

  • empresas que vendem a prazo e necessitam de recursos para cobrir essas operações até que as operadoras de cartão façam o reembolso;
  • empresas que necessitam de seus estoques para operar, mas, por algum motivo, precisa financiar a reposição com urgência;
  • empresas que precisam pagar contas que estão perto de vencer e não podem esperar a entrada de recursos das suas vendas ou prestação de serviços;
  • demais situações de emergência que podem surgir nos negócios.

Como conseguir crédito para capital de giro?

 

Algumas empresas não têm condições de criar uma reserva financeira para capital de giro. Mas, para não ficarem sem esse apoio, é possível recorrerem a algumas soluções para reverter essa situação:

  • programas do Governo Federal que disponibilizam linhas de crédito para esse fim, sobretudo para pequenos e microempresários;
  • empréstimos com bancos privados que contam com crédito para capital de giro;
  • empréstimos com bancos estatais de fomento, como o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e instituições próprias dos estados que contam com esse tipo de financiamento.

Quais as vantagens e as desvantagens do empréstimo?

 

A principal vantagem de se fazer um empréstimo para assegurar o seu capital de giro é poder contar com uma reserva para superar desafios e imprevistos, deixando o seu negócio mais competitivo e preparado para o mercado.

Por outro lado, empréstimos envolvem sempre um cuidado financeiro para pagar as parcelas acordadas. Atrasos nesses pagamentos comprometem a relação com a instituição e podem gerar multas e juros, criando novas dificuldades para o empreendimento. Dessa forma, é preciso planejar antes de solicitar o crédito.

Como vimos, o capital de giro para empresas contribui com o custeio de despesas importantes e permite a manutenção das operações enquanto se espera a entrada de recursos no negócio. Mesmo em situações difíceis, há como conseguir crédito para compor o capital de giro. Portanto, planeje e não deixe de contar com esse apoio.

O que achou deste artigo sobre capital de giro para empresas? Deixe seu comentário contando quais são as suas experiências e dúvidas!

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂