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Controle de ponto para Startups. Saiba tudo aqui!

A cultura inovadora, focada em resultados e diferentes formas de se trabalhar é bem conhecida entre as startups. Mas além da parte animada e desafiadora, há também a parte burocrática, e é para isso que o controle de ponto para startups existe.

É importante, que mesmo as empresas inovadoras, sigam algumas regras previstas por lei para permanecer na norma.

Acompanhe o artigo para entender qual o melhor sistema de ponto para empresas disruptivas.

É obrigatório Startups registrarem ponto?

As startups, como qualquer outra empresa brasileira, são obrigadas a fazer o controle de ponto a partir do 20º funcionário. Caso ela tenha menos funcionários registrados, o controle de ponto não é obrigatório.

É importante ressaltar que mesmo empresas que não tenham mais do que 20 funcionários e decidem fazer o acompanhamento do registro de ponto, podem se beneficiar desse sistema.

O Art. 47 do Decreto Lei n° 5.452/43 da CLT, declara que:

“§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019).”

Quais as vantagens para startups utilizarem o controle de ponto?

Opções de registro de ponto

Com um sistema de controle de ponto digital, a empresa possui diferentes opções para garantir a segurança e veracidade dos registros de pontos feitos pelos colaboradores. São elas:

  • QRCode

Pelo QRCode cada colaborador recebe um código com a imagem do QRCode, para fazer o registro de ponto com a validação da câmera do celular ou equipamento definido pela empresa, por exemplo, um tablet.

  • Reconhecimento Facial

O ponto por reconhecimento facial utiliza da tecnologia da biometria para validar as feições de cada colaborador. Quando o funcionário registra o ponto usando esse método, o dispositivo salva uma foto do momento do registro para averiguar que realmente foi o colaborador batendo o ponto.

  • Registro simples

O registro simples é a opção mais simples de ponto, em que a marcação fica salva com informações sobre o horário de ponto e caso seja liberado pela empresa, a geolocalização do colaborador também.

Dentro desses três tipos de ponto, também temos o adicional de informações e modalidades. São elas:

  • Ponto offline: o ponto offline permite que colaboradores registrem o ponto mesmo sem internet. Assim, quando conseguem se conectar, o sistema atualiza as informações salvas de forma offline.
  • Geolocalização: a geolocalização informa a localização do colaborador ao registrar o ponto.
  • Whatsapp: o ponto por Whatsapp funciona como Registro simples, só que ao invés do colaborador bater o ponto pela plataforma da Pontomais ele consegue bater por meio do aplicativo do Whatsapp.

Adequação à legislação

A partir do momento em que a empresa faz o acompanhamento de jornada de trabalho de seus colaboradores, tendo mais ou menos do que 20 funcionários, ela permanece adequada a legislação de obrigatoriedade de ponto, e previne possíveis processos trabalhistas.

A Portaria 671 possibilita o uso do registro de ponto digital, por meio de acordo coletivo, e garante que a empresa tem total liberdade para escolher a melhor forma para fazer o registro de ponto e acompanhar essas informações.

Isso acontece porque o fechamento de espelho ponto se torna automatizado, evitando as possibilidades de erro de cálculo posteriormente ao extrair as informações.

Outra vantagem é a de evitar que os colaboradores façam hora extra em excesso, pois visão sobre a jornada de trabalho permanece atualizada e intuitiva, sendo mais fácil fazer as alterações de jornada caso necessário.

Maior controle sobre a jornada de trabalho

Com a visão sistêmica da jornada de trabalho dos colaboradores, fica mais fácil para gestores e responsáveis de controlarem as horas feitas por cada funcionário. Nesse caso, se alguém está fazendo muitas horas extras, ou deixando de fazer as horas obrigatórias diárias com maior constância, os líderes conseguem acompanhar e tomar medidas necessárias.

Mais transparência para empresa e colaborador

Tanto colaborador como empresa, conseguem fazer o acompanhamento das jornadas de trabalho de forma diária. Pela Pontomais é possível ver a carga horária feita na dashboard inicial. Garantindo que ambos terão total controle sobre suas jornadas.

Facilidade na extração de informações sobre jornada de trabalho

A Pontomais possui mais de 20 relatórios gerencias, entre eles o de horas extras, banco de horas, faltas, abonos, entre outros. Esses relatórios permitem a extração de informações que antes precisavam ser feitas manualmente pelo Departamento Pessoal e RH.

Como escolher o melhor controle de ponto para Startup?

Teste ferramentas

Um dos passos mais importantes para entender qual a melhor ferramenta e como sanar a necessidade da empresa é testar diferentes plataformas e métodos de registro de ponto. Relógio ponto, ponto digital, Pontomais Happy, reconhecimento facial, QRCode, entre outros.

Verifique a adaptabilidade da equipe

Em seguida, fazer as validações necessárias com a equipe e estrutura. A sua equipe precisa de um equipamento físico na empresa ou consegue registrar o ponto do próprio celular? Eles trabalham de casa ou presencialmente? São adeptos a mudanças?

Essas percepções são super importantes para definir o melhor método para a sua equipe.

Certifique-se das funcionalidades

As funcionalidades da ferramenta escolhida atendem as necessidades do RH e DP? Agilizam o trabalho, e permitem que a empresa permaneça dentro da lei, sem correr riscos de processos trabalhistas referentes à jornada de trabalho? Quem cuida da parte burocrática dos registros de ponto aprova a ferramenta?

Essas perguntas são essenciais para definição da ferramenta.

Como fazer essa implantação?

Se a plataforma escolhida for a Pontomais, a implantação é super simples. Basta cadastrar as informações da empresa e colaboradores dentro do nosso sistema, configurar as preferências, e claro, ensinar os colaboradores sobre o novo sistema de ponto.

Curtiu as dicas? Teste a plataforma!

 

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