Com o advento da tecnologia, vieram as inúmeras possibilidades de se otimizar processos, tornando a rotina operacional cada vez mais prática e dinâmica. Dessa forma, os empreendedores tiveram que adaptar procedimentos, tarefas e recursos humanos quanto ao uso correto de novas ferramentas.

adaptação ao ponto eletrônico, por exemplo, exige que as organizações adotem meios para que as novas regras sejam corretamente aplicadas e para que todos os funcionários conheçam a importância do equipamento.

No entanto, apesar de trazer inúmeros benefícios à rotina da empresa, muitos funcionários — e até mesmo gestores, em alguns casos! — acabando tendo certa resistência quanto à implementação dessa nova tecnologia. Nesse caso, o que fazer para a equipe se adaptar ao ponto eletrônico?

Para auxiliá-lo nessa missão, preparamos um post com algumas das principais dicas de promoção do ponto eletrônico para a sua empresa! Acompanhe:

 

Mostre aos colaboradores as vantagens do ponto eletrônico

 

O ponto eletrônico tem se tornado uma forte tendência em todos os tipos de organização, independentemente do porte e da atividade realizada. Isso porque todo o processo é feito de forma automatizada por meio de softwares, permitindo uma maior transparência na relação trabalhista, tanto por parte da empresa, quanto por parte do colaborador.

Além do mais, sabe-se que a melhor forma de analisar a produtividade e o desempenho organizacional é por meio da gestão eficiente das horas trabalhadas. Sendo assim, a implementação do ponto eletrônico surge como uma solução para o controle preciso do horário de trabalho dos funcionários. Entre as suas principais vantagens, podem ser citadas:

 

  • maior segurança e proteção para a empresa e para colaborador quanto ao controle correto das horas efetivamente trabalhadas, evitando, assim, processos judiciais;
  • maior confiança na relação entre empregador e colaborador;
  • eficácia e eficiência na análise das informações extraídas do ponto eletrônico pela equipe de RH;
  • otimização do cálculo das férias, horários de descanso e intervalos para almoço;
  • emissão de comprovante por parte do funcionário no momento de marcação do ponto, permitindo que ele acompanhe suas horas trabalhadas, horas extras, banco de horas, entre outras;
  • garantia de poder conferir se o horário foi pago conforme as horas trabalhadas.

 

Dessa maneira, se todos estiverem cientes dos benefícios gerados pelo novo processo, a resistência a ele certamente será menor – podendo, inclusive, se transformar em uma motivação para o funcionário, já imaginou?

 

 

Invista em programas de treinamento

 

A adoção do sistema de registro eletrônico deve ser padronizada, seguindo as especificações recomendadas na Portaria nº 1.510/09. Isso significa que todas as marcações efetuadas devem ser computadas e registradas fielmente, sem qualquer alteração ou manipulação dos dados.

Dessa forma, para que o trabalhador realmente entenda a importância do ponto eletrônico e saiba como utilizar as informações de toda sua jornada de trabalho, é fundamental investir em programas e treinamentos de capacitação.

Esses treinamentos devem ter como finalidade apresentar o novo processo aos colaboradores, ajudando-os na familiarização com o sistema e na solução de possíveis dúvidas. Além disso, devem ensinar o responsável pela manutenção e gerência do ponto a realizar o cadastro dos trabalhadores, fazer a exportação e importação das marcações e emitir relatórios, por exemplo.

Você certamente quer sempre o melhor para a sua empresa, certo? Sendo assim, quanto mais rápida for a adaptação ao ponto eletrônico, mais rápidos serão os processos de controle da sua empresa. Para que isso aconteça, vale a pena colocar em prática as dicas do post!

 

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