A folha de pagamento é uma ferramenta essencial para todas as empresas. Isso assegura que todos os colaboradores terão seus vencimentos recebidos corretamente e sem atrasos. Portanto, apostar na otimização dos processos de folha de pagamento é uma estratégia para uma gestão eficiente de pessoas e recursos.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para melhorar os processos de folha de pagamento, para que sejam realizados sem quaisquer dúvidas ou erros. Confira:

 

1. Registre adequadamente os horários da jornada diária

 

A folha de pagamento registra o tempo trabalhado de cada pessoa. Os horários de entrada e saída de cada colaborador são essenciais para pagar corretamente o valor do salário e dos benefícios recebidos em cada mês.

Se a empresa em questão conta com mais de 10 funcionários, é obrigatório ter um controle de ponto, que pode ser mecânico, manual ou eletrônico. Nele, cada funcionário deve assinar o seu próprio ponto e fazer os registros de entrada e saída, para que sua remuneração seja paga corretamente.

 

 

2. Identifique os problemas de gestão

 

Talvez a empresa esteja com problemas em sua folha de pagamento por falta de organização e problemas de gestão, com poucos profissionais para cuidar dessa demanda, excesso de burocracia ou outras questões.

Para corrigir isso, o ideal é que o gestor reavalie os processos e busque opções viáveis para melhorar e agilizar a gestão de pagamentos.

 

3. Padronize sua estrutura de cargos e salários

 

Para melhorar os processos de folha de pagamento, é essencial que a empresa tenha uma estrutura de cargos e salários bem definida. Assim, o controle financeiro, as promoções, admissões e demissões são realizadas de maneira mais simples e rápida, já que as regras são claras para cada caso e ajudam a manter a organização.

Padronizar essas tarefas deixa transparente para os trabalhadores qual a formação e atribuições exigidas para cada cargo. Isso permite que a companhia forme seu próprio plano de carreira, o que retém colaboradores atuais e atrai novos talentos.

 

4. Controle a jornada de trabalho digitalmente e melhore os processos de folha de pagamento

 

O controle digital ou eletrônico da folha de pagamento é uma ótima estratégia para a empresa, já que todos os cálculos, como de horas trabalhadas, atrasos, intervalo de almoço, horas extras e faltas são realizados automaticamente, agilizando o processo.

Se esse tipo de ponto for integrado ao sistema de folha de pagamento, é ainda melhor, já que isso garante precisão dos dados, evitando também fraudes na marcação e apuração do ponto.

Além disso, o ponto eletrônico é melhor para evitar problemas e processos trabalhistas, já que ele mostra os dados de maneira transparente.

 

5. Automatize os pagamentos

 

Com a facilidade oferecida pelos bancos às empresas, é possível automatizar os pagamentos rotineiros. Para otimizar os processos de folha de pagamento, é possível deixar os salários agendados diretamente com o banco e acompanhar seu andamento via web.

Essa facilidade evita atrasos e esquecimentos por parte do empregador. Além disso, o empresário sabe que tudo estará em dia, ainda que ocorra algum imprevisto. A tecnologia oferece essas e muitas outras facilidades para os gestores otimizarem os processos de folha de pagamento. Basta organizá-los para manter tudo em dia!

Gostou desse conteúdo sobre processos de folha de pagamento? Então aproveite e assine a nossa newsletter para ficar sempre em dia com os novos artigos da Pontomais e manter o seu negócio moderno e competitivo!