A contratação de um software de registro de ponto é uma escolha crítica para muitas empresas. A decisão errada pode gerar uma série de contratempos como, por exemplo, não atender às necessidades do negócio e acarretar uma série de falhas quanto à marcação correta da jornada de trabalho dos funcionários.

Um software de marcação de ponto nada mais é que uma ferramenta que auxilia na gestão correta do registro das horas trabalhadas, bem como quantas das horas efetivamente trabalhadas são horas extras e quantas horas fazem parte da remuneração final ao empregado.

Ao decidir sobre o melhor software de marcação de ponto, é preciso levar em consideração a quantidade de funcionários e o fluxo nas horas de entrada e saída. Pensando em ajudar você a tomar a melhor decisão, levantamos 4 dicas para escolher o melhor sistema de registro de ponto. Vamos lá!?

 

1. Fique atento às funcionalidades do sistema

 

Interface amigável, flexibilidade no controle de horas trabalhadas (faltas, horas extras, adicional noturno, etc.), integração com demais sistemas internos, entre outros. Todos estes pontos devem ser considerados na hora de escolher um software de marcação de ponto.

É fundamental que a escolha seja moldável à necessidade do negócio e adaptável ao ambiente. Ou seja, com a possibilidade de um modelo de software em nuvens, com a possibilidade de gerar relatórios e gráficos, a gestão operacional passa a ser facilitada.

 

2. Opte pelo que atende às necessidades do negócio

 

O erro de muitos empreendedores é considerar a escolha de um software de marcação de ponto como único para toda e qualquer empresa, mas não é bem assim. A verdade é que o melhor relógio de ponto depende de vários fatores, sendo um dos mais importantes o número de funcionários a ser controlado.

Por isso, é fundamental levar em consideração o porte da empresa e a real necessidade de controle da jornada de trabalho dos funcionários. Vale destacar que o controle de horas trabalhadas é uma obrigatoriedade para as empresas que possuem mais de 10 funcionários, devendo escolher entre uma das opções de relógio de ponto: os digitais, biométricos ou mecânicos.

A implementação de um software de marcação de ponto é a melhor forma de acompanhar a execução das funções de cada empregado, evitando que o colaborador precise realizar horas extras sem necessidade, o que representa menos custos para a empresa.

 

 

3. Procure referências do fornecedor

 

Na hora da escolha de um software de marcação de ponto, o empreendedor deve verificar atento as referências de mercado do fornecedor. É fundamental que procure indicações de outros clientes e usuários de forma a evitar problemas futuros.

Verifique se práticas de segurança são adotadas e se os dados são mantidos em sigilo e, ainda, por quanto tempo as informações são armazenadas e se existe um plano de contingência. A melhor forma de evitar surpresas posteriores é realizar uma boa pesquisa de mercado e optar por fornecedores que mantêm uma relação de confiança e, principalmente, de qualidade com outros clientes.

Além disso, é fundamental que no processo de busca e escolha, o empresário esteja atento ao suporte técnico oferecido pelo fornecedor, uma forma de garantir que, diante de erros, falhas ou problemas no funcionamento do equipamento, o reparo possa ser prestado por uma empresa especializada.

 

4. Verifique a segurança do equipamento

 

Outro ponto importante e que deve ser considerado no processo de escolha de um software de marcação de ponto é o nível de segurança do equipamento. Muitos sistemas possibilitam uma interface protegida por mecanismos de criptografia, impedindo qualquer tentativa de fraude via softwares não autorizados.

Assim, é possível verificar se há a possibilidade do bloqueio automático do equipamento no caso da tentativa de violação. Além disso, é possível manter o controle das operações através da implementação de níveis de acesso, ou seja, que apenas pessoas autorizadas possam acessar as informações do sistema de registro de ponto.

 

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 5.000 empresas e 110.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa

Entre em contato conosco para conhecer nossos produtos e serviços. Até breve 🙂