Redução de custos em redes de franquias de alimentos: Como alcançar?

A redução de custos deve ser uma tarefa contínua nas franquias de alimentos. Assim, torna-se mais fácil manter um negócio enxuto, com boas margens de lucro e retorno sobre o investimento.

Para esse fim, o empresário ou gestor deve ter uma premissa em mente: nenhum custo é pequeno demais que não mereça ser analisado. Todos os custos, do controle de ponto ao retrabalho, devem ser administrados.

Hoje, vamos falar da redução de custos com foco na gestão de pessoas. Então, como é possível cortar gastos e aumentar a eficiência para garantir uma franquia rentável? Descubra nos próximos tópicos.

Tenha um teto de gastos para a gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma das mais importantes atividade da franquia. Quando os profissionais não são bem cuidados, deixam a desejar no atendimento aos clientes e entregam resultados abaixo do esperado.

Mesmo assim, é preciso que haja um teto de gastos para o setor. O RH deve obedecer ao orçamento genérico da empresa e, salvo raras ocasiões, manter custos lineares e pensados estrategicamente.

Definir o teto, no entanto, não parte de uma decisão arbitrária. É preciso analisar os relatórios de gastos dos últimos meses, conversar com os envolvidos no RH e entender as perspectivas para o futuro.

A ideia é estabelecer um limite inferior aos últimos meses, forçando o gestor de RH a identificar formas mais eficazes e engenhosas de usar os atuais recursos. Se o limite for superior, deve ser bem justificado.

Saiba quais são custos estratégicos e não estratégicos

Ao estabelecer o limite, é preciso entender uma coisa: existem custos que são estratégicos e outros que não são. Entender isso pode fazer toda a diferença na hora de definir os gastos com RH da franquia.

Em resumo, custos estratégicos são capazes de tornar a franquia mais rentável. Imagine investir em um sistema de automação que elimina a demanda por certa mão de obra, estará economizando dinheiro.

Por outro lado, existem os custos não estratégicos. Eles não interferem nos ganhos da empresa ou apresentam um retorno sobre investimento ínfimo, é o caso dos impostos trabalhistas ou de promoções indevidas.

Então, avalie quais custos de RH não estão gerando um bom retorno financeiro para a empresa e como eles podem ser reduzidos ou eliminados. Uma boa saída é contar com a ajuda do contador da empresa.

Conte com salários fixos na média do mercado

O salário representa um custo fixo, portanto, é importante ter cuidado ao estabelecê-lo. Se a folha de pagamento está muito inflada, a franquia pode ter sérios problemas financeiros nos períodos de escassez.

No ímpeto de atrair grandes talentos, algumas empresas estabelecem salários acima da média do mercado. O problema é que, caso o negócio passe por um período difícil, esse salário não poderá ser reduzido.

Portanto, a dica é: mantenha o salário na média do mercado ou um pouco abaixo. Permita que os talentos tenham uma remuneração diferenciada por meio das bonificações por mérito, baseadas no desempenho.

Nesse caso, nos meses menos produtivos, a franquia não precisará passar “sufoco” para pagar uma folha que está inchada. Já nos períodos de bonança, poderá compartilha os rendimentos com sues talentos.

 

Pontomais 2019

Conte com tecnologias de automação das tarefas

Outra grande redução de custo às franquias de alimento é o uso de boas tecnologias. Algumas, dispensam a demanda por mão de obra e aumentam a eficiência do que é feito no expediente de trabalho.

Tecnologias de automação podem permitir que alguns processos sejam conduzidos por sistemas, com pouca ou nenhuma interferência humana. Logo, a franquia de alimentos estará menos sobrecarregada.

Um exemplo vem dos softwares de seleção com módulo de triagem de currículos. Eles tornam o processo mais enxuto e acertado, permitindo que o gestor não gaste muito tempo, energia ou dinheiro com o processo.

Uma segunda vantagem da tecnologia é a redução dos erros e retrabalho, permitindo que as operações diárias ocorram com êxito, o que influencia diretamente os ganhos e o lucro do estabelecimento.

Estimule a alta performance com objetivos e metas

Alguns gestores não percebem, mas o alta performance dos colaboradores está diretamente ligada aos ótimos resultados financeiros e à redução dos custos.

Quando os profissionais trabalham muito e de forma acertada, geram uma economia em escala. Ou seja, são capazes de entregar mais resultados com a mesma base de recursos. Isso é uma grande vantagem à franquia.

Nesse caso, é importante estabelecer objetivos desafiadores, como servir 100 refeições por dia ou manter o alto grau de satisfação dos clientes. Também é preciso investir em treinamentos para manter o time competente e alinhado.

Em geral, todavia, a produtividade no ambiente de trabalho é considerada baixa. Estudos dizem que só 39% do expediente é realmente produtivo. Evite que a baixa performance tome conta da sua franquia.

Melhore o registro de ponto e jornada de trabalho

Por fim, é preciso manter o adequado registro de pontos e jornada de trabalho. Muitas empresas pagam horas extras sem necessidade ou gastam muito tempo no controle do ponto, o que gera custos adicionais à franquia.

Contar com um bom software de registro do ponto pode ser a melhor solução. Ele permite que os funcionários registrem sua entrada e saída no sistema, o que gera uma pasta base de dados para a análise e gestão.

Ao usar o software para o controle, é possível economizar de diferentes formas: erradicando erros de cálculos, otimizando o controle do ponto, aceitando só as horas extras realmente necessárias e assim por diante.

Entretanto, é preciso ter cuidado ao escolher o fornecedor e o sistema. Busque por um software que tenha boas referências no mercado, que se adapte bem ao seu negócio e que já tenha clientes satisfeitos.

Como é possível observar, há diferentes táticas para promover a redução de custos em sua franquia de alimentos. A gestão de pessoas deve ser repensada, objetivando reduzir custos não estratégicos, integrar novas tecnologias e aumentar a produtividade no expediente de trabalho. Assim, todos saem ganhando.

Agora que está por dentro do tema, que tal continuar aprendendo conosco? Confira nosso outro post para descobrir como reduzir custos fixos de maneira imediata em sua empresa.

 

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São mais de 6.500 empresas e 130.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. Assim, sendo a solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos. Portanto, assegurando que as empresas estejam DENTRO DA LEI.
Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.


 

Veja como reduzir custos de pequenas empresas