Profissional 4.0: como é o profissional do futuro?

O mundo muda, se reinventa, moderniza e expande conceitos o tempo todo. A nova Revolução Industrial, hoje é chamada de indústria 4.0, que utiliza conceitos em inteligência artificial, big data, armazenamento em nuvens, robótica e outras ferramentas oriundas da tecnologia, que exigem um novo comportamento por parte dos profissionais. É preciso, portanto, transformar-se em um profissional 4.0 para fazer parte desse contexto.

Uma vez que o trabalho foi totalmente afetado pela tecnologia, é preciso mão de obra qualificada para lidar com essa realidade. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre a nova postura exigida pelo mercado.

O conceito de profissional 4.0

O conceito de profissional 4.0 está intimamente relacionado a indústria 4.0. A nova Revolução Industrial é um marco na forma como a sociedade se relaciona — seja no trabalho ou até mesmo na vida pessoal — por isso, os profissionais precisam se adequar a essa nova realidade.

O mercado de trabalho não não tem mais como principal foco ou habilidade o desempenho de funções repetitivas. Na realidade, as máquinas são utilizadas como apoio para soluções personalizadas, eficientes e criativas.

Independentemente da área de atuação, as inovações devem promover maior eficiência aos processos, garantindo aos negócios uma fatia maior de participação no mercado e mudando as técnicas de gestão.

Por isso, esses profissionais tendem a ser mais produtivos, optam por automatização de tarefas burocráticas e operacionais, além de agirem com mais eficácia em posições de liderança.

A importância da análise de dados

Um dos destaques da nova indústria é o Big Data, tecnologia que permite a coleta de um elevado número de informações a partir de diversas fontes. Essa ferramenta é fundamental para os processos de tomada de decisão.

Sendo assim, é fundamental que esse profissional seja capaz de analisar os dados disponibilizados, definindo de maneira eficiente o melhor direcionamento para as estratégias da organização.

 

Teste gratis pontomais 2019

 

Características do profissional 4.0

A flexibilidade é uma das características mais marcantes desse novo profissional. O domínio de novas tecnologias, competências emocionais e formação multidisciplinar fazem parte do conjunto de aptidões fundamentais para se adequarem a esse novo mercado.

Profissionais atentos a essas mudanças estão preparados para atender as novas demandas, acompanhando as mudanças com agilidade e sem interferir na qualidade do seu trabalho. Além de dominarem a tecnologia, têm capacidade para trabalhar em ambientes colaborativos.

Como as profissões do futuro exigem conhecimento, técnica e criatividade para trabalhar com a tecnologia e propor a solução de problemas nas mais diferentes áreas, é preciso se manter atualizado para não ficar para trás.

Isso faz com que a contratação do profissional 4.0 seja extremamente benéfica para a empresa, uma vez que esse indivíduo vai buscar por capacitação contínua e, assim, almejar destaque em um mercado essencialmente competitivo.

Os novos rumos do mercado de trabalho fazem com que tecnologia, cultura, liderança, cooperação e habilidades andem de mãos dadas. O profissional 4.0 é tudo o que sua empresa precisa para acompanhar essa evolução. Invista!

 

Teste gratis pontomais 2019

 

Mantenha o RH do negócio preparado para as mudanças. Veja o artigo que preparamos sobre o futuro do setor.

A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada. São de 9.000 empresas e 180.000 usuários em toda América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.